11/11/2011 | Brasil

Galp Energia anuncia operação de aumento de capital da Petrogal Brasil

A Galp Energia e a Sinopec chegaram a um acordo sobre o aumento de capital a realizar na subsidiária da Galp Energia no Brasil, a Petrogal Brasil. Este acordo, que confirma o papel relevante da Galp Energia na área de exploração e produção no Brasil, assegura assim o desenvolvimento dos activos da Empresa neste país, enquanto estabelece uma parceria com a Sinopec, um grupo do sector energético de classe mundial.

Pelos termos do acordo, a Sinopec irá subscrever um aumento de capital de $4,8 mil milhões na Petrogal Brasil, e noutras subsidiárias operacionais relacionadas, avaliando os actuais activos da Galp Energia no Brasil a um valor da empresa (enterprise value) de $12,5 mil milhões à data do closing da transacção.

Após a conclusão da transacção, a Galp Energia deterá 70% da Petrogal Brasil, retendo o controlo daquela empresa e, assim, mantendo a consolidação total dos seus activos, enquanto a Sinopec deterá os restantes 30%, assegurando, através da representação, no conselho de administração um adequado envolvimento na Petrogal Brasil.

Para além da subscrição do aumento de capital, a Sinopec irá realizar um empréstimo accionista à Petrogal Brasil num montante estimado de $390 milhões, o qual será utilizado para reembolsar 30% dos empréstimos concedidos pela Galp Energia àquela empresa, os quais se situam nos $1,3 mil milhões.

Esta parceria com a Sinopec, um dos maiores grupos mundiais a operar no sector energético, representa uma referência para a indústria de petróleo e gás, uma vez que o offshore brasileiro detém algumas das poucas bacias de petróleo e gás de classe mundial. Esta transacção confirma também a elevada qualidade dos activos da Galp Energia no Brasil e reafirma a importância das actividades de exploração realizadas neste país desde 1999, ano em que a Petrogal Brasil foi constituída.

Este aumento de capital fortalece significativamente a estrutura de capital da Galp Energia, enquanto assegura o financiamento integral da expansão e desenvolvimento futuros das suas actividades de upstream no Brasil.

Esta parceria forcar-se-á no desenvolvimento conjunto dos activos que a Galp Energia detém actualmente no Brasil, embora haja a possibilidade de ambas as partes prosseguirem, conjuntamente ou não, a expansão naquela região.
A transacção está sujeita à aprovação das autoridades competentes.

Activos da Petrogal Brasil

A Galp Energia no Mundo

A Galp Energia é um operador integrado de energia com actividades diversificadas pelo Mundo. Enquanto as suas actividades de refinação e distribuição de produtos petrolíferos estão centradas na Península Ibérica, as suas actividades de exploração e produção focam-se na área rica em recursos do Atlântico Sul, a qual inclui o pré-sal da bacia de Santos no Brasil e o offshore angolano. A Galp Energia está também presente na bacia de Rovuma, em Moçambique, local de recentes descobertas de gás natural de classe mundial. A Galp Energia está actualmente presente em 13 países: Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Moçambique, Venezuela, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Suazilândia, Gâmbia, Timor-Leste, Uruguai e Guiné Equatorial.

O portfólio de exploração e produção da Galp Energia no Brasil compreende participações em 21 projectos em sete bacias, incluindo as descobertas de classe mundial no pré-sal da bacia de Santos, como sejam os campos Lula, Cernambi e Iara. Para além da importante bacia de Santos, à qual a Galp Energia é dos players mais alavancados, a Empresa detém participações noutras bacias com potencial relevante naquele país.

O portfólio da Galp Energia no Brasil incluía, no final de 2010, reservas 3P de 554 milhões de barris de petróleo equivalente (boe), recursos contingentes 3C de 2.135 milhões de boe e recursos prospectivos risked (mean estimate) de 188 milhões de boe, tal como certificado pela DeGolyer and MacNaughton.

Sinopec

O grupo Sinopec, na quinta posição do ranking Fortune Global 500 em 2011, é o maior grupo produtor de produtos petrolíferos e petroquímicos da China, e o segundo em termos de produção de petróleo. Em 2010, a produção de petróleo da Sinopec na China atingiu os 298 milhões de barris e a produção de gás natural aumentou para 441 mil milhões de pés cúbicos.

A Sinopec tem mais de 42 projectos em 21 países, com reservas provadas e prováveis de petróleo e gás natural de 5,55 mil milhões de barris e 4,41 biliões de pés cúbicos, respectivamente. Em 2010, a sua produção equity de petróleo a nível internacional atingiu os 127 milhões de barris. Nos últimos anos, a Sinopec tem alargado o seu portfólio de projectos internacionais através de aquisições bem-sucedidas de elevada escala, como a aquisição da Addax, Oxy Argentina Corporation, uma posição de 9,03% na empresa canadiana Syncrude Company, uma participação de 40% na Repsol Brazil e uma participação na APLNG.