24/03/2008 | Biocombustíveis

Galp Energia e Visabeira Moçambique assinam memorando de cooperação na área dos biocombustíveis

A Galp Energia e a Visabeira Moçambique assinaram hoje um memorando de cooperação para o desenvolvimento de um projecto agro-industrial em Moçambique que visa a produção, comercialização e distribuição de biocombustíveis, quer para a exportação para Portugal, com vista ao seu processamento em unidades de biodiesel da Galp Energia, quer para a produção em Moçambique deste combustível, destinado ao mercado local.

O desenvolvimento destas actividades ficará a cargo da Moçamgalp, empresa constituída pela Galp Energia e Visabeira, que procederá à identificação dos terrenos adequados à produção de oleaginosas, numa área que poderá ir até aos 150.000 hectares, e à constituição de uma sociedade cujo o objecto será o exercício da agricultura e actividades conexas, incluindo a transformação de sementes oleaginosas em óleos vegetais que constituam matérias primas ou produtos semi-acabados para utilização em outras indústrias.

A Moçamgalp vai ainda promover a construção de uma unidade industrial para produção de óleo vegetal que terá, em parte, como destino a exportação para Portugal, para processamento nas refinarias da Galp Energia, com vista à incorporação em combustível rodoviário como biodiesel hidrogenado, sendo a restante parte destinada à produção de biodiesel numa unidade industrial, a ser construída em Moçambique, destinada ao abastecimento local.

A assinatura deste memorando realizou-se no âmbito da visita do Presidente da República de Portugal à República de Moçambique e pretende reforçar a colaboração e cooperação entre a Galp Energia e a Visabeira, tendo em vista o desenvolvimento das indústrias de combustíveis portuguesa e moçambicana, mediante a produção, de forma social, económica e ambientalmente sustentável de óleo vegetal não alimentar em Moçambique.

Com este memorando de cooperação, a Galp Energia dá mais um passo rumo à concretização da sua estratégia para os biocombustíveis, reduzindo a dependência energética em relação aos combustíveis fósseis e contribuindo para o posicionamento de Portugal na liderança na produção de biocombustíveis.