14/03/2008 | Ambiente e eficiência energética

Galp Energia, ICNB e EMEPC assinam protocolo de cooperação para combater a perda de biodiversidade

A Galp Energia, o ICNB e EMEPC assinaram hoje um memorando de entendimento e um protocolo de cooperação para a formação de uma parceria conjunta tendo em vista a realização de iniciativas de promoção e conservação da biodiversidade na costa portuguesa.

A Galp Energia, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental assinaram hoje um memorando de entendimento e um protocolo de cooperação para a formação de uma parceria conjunta tendo em vista a realização de iniciativas de promoção e conservação da biodiversidade na costa portuguesa. O protocolo foi assinado pelo Presidente Executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira, pelo Presidente do ICN, João Menezes, e pelo Responsável do EMEPC, Manuel Pinto de Abreu, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, na sede da Galp Energia, em Lisboa.

Com o repto de contribuir para o objectivo da União Europeia, expresso na iniciativa “Business & Biodiversity”, que visa colocar a preservação da biodiversidade nas estratégias e políticas empresariais para travar a perda da biodiversidade a nível local e regional até 2010, a parceria agora firmada visa aumentar o conhecimento científico sobre a biodiversidade nas áreas de actuação da Galp Energia, através do apoio a instituições de reconhecido valor na matéria e potenciar iniciativas de relevante impacte positivo, nas suas áreas de actuação, promovendo a integração das questões de biodiversidade na actividade global da empresa.

Com este protocolo, a Galp Energia irá apoiar o projecto Marbis Natura2000, o qual contempla o processo de organização e sistematização da informação científica existente sobre a biodiversidade marinha dos oceanos sob jurisdição nacional, incluindo a criação de uma base de dados integrada sobre a Biodiversidade Marinha e o estabelecimento de uma rede de conhecimento da Biodiversidade Marinha.

No âmbito do memorando de entendimento, e enquanto parte integrante do consórcio de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo ao largo da costa portuguesa, a Galp Energia promoverá o desenvolvimento de esforços para que sejam encontradas fórmulas de colaboração com o ICNB compatíveis, com as actividades operacionais, com o objectivo do enriquecimento e inventariação do conhecimento sobre a biodiversidade marinha, designadamente na zona costeira e águas territoriais de Portugal Continental.
Enquanto empresa socialmente responsável, a Galp Energia reconhece a importância de desenvolvimento de acções de conservação e promoção da biodiversidade e prossegue uma estratégia proactiva neste domínio, assumindo o seu empenho em contribuir para o sucesso da iniciativa europeia “Business & Biodiversity”.