10/03/2008 | Investimentos

Galp Energia apresenta plano de investimentos de 5,3 mil milhões de euros para o período 2008-2012

• Plano de investimentos de 5,3 mil milhões de euros;
  • 3,3 mil milhões de investimento directo em projectos no território nacional, com a criação de 7.300 empregos directos e indirectos e um impacto estimado de 3 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto nacional por efeito multiplicador;
  • Internacionalização dos negócios garantem forte presença no upstream com consequente aumento da segurança do abastecimento energético nacional;
  • Aposta na qualificação, motivação e dedicação dos colaboradores da Galp Energia para a construção de um projecto ambicioso de crescimento sustentado e global.

A Galp Energia apresentou hoje o seu plano de investimentos, para o período 2008-2012, que prevê um investimento total de cerca de 5,3 mil milhões de euros nas áreas de Exploração & Produção, Refinação & Distribuição e Gas & Power. A apresentação do plano decorreu, em Lisboa, na cerimónia de inauguração da sede da empresa presidida pelo Primeiro Ministro, José Sócrates e contou ainda com a presença do Ministro da Economia, Manuel Pinho.

O ambicioso plano de investimentos abrange diversos projectos em território nacional que irão contribuir para a criação de valor na Galp Energia. Ao canalizar mais de metade do investimento previsto para Portugal, a Galp Energia contribui para um crescimento efectivo do Produto Interno Bruto de Portugal, estimado em cerca de 3 mil milhões de euros, para o equilíbrio da balança energética do país, com uma redução de cerca de 520 milhões de euros na factura das importações e para a criação de mais de 7.300 empregos directos e indirectos.

Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento

Para a concretização dos objectivos agora anunciados, a Galp Energia tem vindo a prosseguir uma estratégia assente em quatro pilares fundamentais:

• a sustentabilidade do crescimento, nomeadamente com a aposta nas áreas das energia renováveis, eficiência energética;
  • a promoção da inovação e do desenvolvimento tecnológico;
  • a internacionalização dos negócios;
  • a formação e qualificação contínua dos seus recursos humanos.

Esta estratégia garante à Galp Energia a confiança e as bases necessárias para a expansão dos seus negócios de forma integrada económica e ambientalmente sustentável. A aposta nos activos, nas competências e nas oportunidades certas, permitiu já à Galp Energia concluir as principais etapas dos projectos de optimização do sistema refinador, da construção das centrais de cogeração e das unidades de biodiesel.

Actualmente a principal empresa portuguesa integrada do sector energético, a Galp Energia alcançou, em 2007, um volume de negócios superior a 12.000 milhões de euros anuais, exportou 2,4 milhões de toneladas de produtos petrolíferos, assegurou mais de 5.700 postos de trabalho e contribuiu para o erário público com cerca de 3,7 mil milhões de euros em impostos (IRC, IVA e ISP).

Com o objectivo de garantir a sustentabilidade a longo prazo dos seus negócios, a Galp Energia tem vindo a desenvolver um programa de parcerias nas áreas da tecnologia e da inovação, com as principais instituições de ensino e investigação nacionais e internacionais, como o MIT, a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico, entre outros, para fomentar a investigação em matérias tão diversificadas como o biodiesel, a energia das ondas, a energia eólica e a exploração e produção de petróleo bruto.

A forte valorização bolsista da Galp Energia demonstra o reconhecimento por parte do mercado da estratégia que a empresa tem vindo a adoptar. Desde o início da Oferta Pública Inicial, a 23 de Outubro de 2006, a Galp Energia atingiu uma valorização bolsista de 217%. A 31 de Dezembro de 2007, o valor da empresa no mercado de capitais atingiu os 15 mil milhões de euros.

Refinação e Distribuição absorve cerca de 65% do total do investimento

A Galp Energia vai investir 2,8 mil milhões de euros no negócio da Refinação e Distribuição. É esta área que receberá a maior fatia do investimento, cerca de 60%, que será aplicada nos projectos de modernização das refinarias do Porto e de Sines, no desenvolvimento de unidades de produção de biodiesel de segunda geração, num programa de eficiência energética e na conclusão da aquisição da rede da Agip ibérica. O projecto de conversão das refinarias, cujo investimento previsto supera os 1.000 milhões de euros, terá reflexos significativos ao nível da balança comercial portuguesa, estimando-se que venha a representar uma poupança de mais de 6% na factura anual de energia do país.

Exploração e Produção

No negócio da Exploração e Produção, que concentra a maior parte da actividade internacional da Galp Energia, serão investidos 1,5 mil  milhões de euros, para exploração de petróleo nos Blocos da Galp Energia em Angola e no Brasil. Este investimento será ainda aplicado no desenvolvimento de mais actividades no Brasil, em Portugal, Moçambique, Timor Leste e ainda na Venezuela onde está já em estudo com a PDVSA o desenvolvimento de um terminal de liquefacção de gás natural. A Galp Energia tem como objectivo atingir, uma produção de cerca de 150 mil barris de crude por dia - cerca de–47% das necessidades de abastecimento petróleo bruto - e de 3 a 6 mil milhões de metros cúbicos de gás natural, ou seja entre 45% a 95% do mercado de gás natural em Portugal.

Para além da sua presença nestes mercados, a Galp Energia está ainda a avaliar a participação em projectos de exploração e produção na Venezuela e na Líbia. Ao aumentar a sua presença em projectos de upstream, a Galp Energia está a contribuir activamente para a diversificação das fontes de abastecimento de petróleo e gás natural de Portugal, garantindo uma maior segurança no abastecimento energético.

Gás & Power

O negócio de Gas & Power vai receber 18% do investimento total previsto, ou seja mil milhões de euros, que serão aplicados no crescimento da rede de retalho de gás natural, nomeadamente na construção de mais 2.105 quilómetros de rede de distribuição, no aumento da capacidade de armazenamento em 45 milhões de metros cúbicos, na construção de uma central de ciclo combinado em Sines com dois grupos geradores de 408 megawatts cada e nos projectos de cogeração e energia eólica.