05/07/2010 | Distribuição de gás natural

Galp Energia inicia abastecimentos de gás natural liquefeito em Espanha

A Galp Energia acaba de alcançar mais um importante objectivo na sua estratégia de crescimento no mercado de comercialização de gás natural em Espanha, através do primeiro abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) a um cliente industrial. Desta forma, a Galp Energia alarga ainda mais a sua capacidade de oferta de várias formas de energia aos seus clientes no mercado espanhol, tendo sido já formalizados mais dois contratos com abastecimentos programados para os próximos meses. Os volumes esperados para o ano de 2011 rondam os cinco milhões de metros cúbicos de gás natural.

O primeiro abastecimento de GNL foi efectuado a um cliente industrial do sector cerâmico, através da unidade de regaseificação de Sagunto, sendo que os restantes contratos já formalizados correspondem a clientes industriais que serão abastecidos a partir de Huelva e Cartagena. O GNL utilizado é obtido através de swaps com outros agentes de mercado, um tipo de transacção comercial que continuará a prevalecer em futuros abastecimentos.

A evolução na oferta de várias formas de energia é algo que a Galp Energia vê como “natural” e que está associado ao grau de maturidade das suas operações em Espanha. A oportunidade de desenvolvimento de negócio está relacionada com áreas geográficas não cobertas por infra-estruturas de distribuição de gás natural, onde o abastecimento a clientes industriais de pequena e média dimensão só pode ser efectuado através de cisternas. A estratégia comercial passará, naturalmente, por angariar clientes industriais de pequena e média dimensões, impossibilitados de receber gás natural via pipeline.

A Galp Energia iniciou em 2008 a sua actividade no mercado industrial espanhol de gás natural e detém actualmente, apenas no seu terceiro ano de actividade, uma capacidade de fornecer todo o tipo de clientes existentes, desde o mercado doméstico até ao mercado industrial, via pipeline ou cisterna.

Segunda posição ibérica em clientes de gás natural

A Galp Energia alcançou no primeiro semestre de 2010 a segunda posição ibérica em clientes de gás natural com uma carteira superior a 1.300.000 clientes. A marca atingida tem por base um novo recorde em Portugal, onde se ultrapassaram os 900.000 clientes, e também os mais de 400.000 clientes decorrentes da aquisição de duas empresas de comercialização de gás natural em Madrid.

A vice-liderança do mercado ibérico de gás natural permite à Galp Energia reforçar a sua presença como operador ibérico de referência não só na distribuição de produtos petrolíferos bem como no negócio de gás natural. O mercado espanhol de gás natural tem uma dimensão oito vezes superior à do mercado português, pelo que constitui a aposta de crescimento do negócio de gás natural da Galp Energia, tanto no sector residencial como industrial.