23/06/2010 | Brasil

Novo poço confirma potencial de petróleo leve em Tupi

O consórcio formado pela Galp Energia, pela Petrobras e pela BG Group, para a exploração do bloco BM-S-11, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos, comunica que a perfuração do sétimo poço na área de Tupi confirma o potencial de petróleo leve nos reservatórios do pré-sal daquela área.

O novo poço, informalmente conhecido como Tupi Alto, está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em lâmina de água de 2.111 metros, a cerca de 275 km da costa do estado do Rio de Janeiro e a 12 km a Nordeste do poço descobridor conhecido como Tupi.
O poço Tupi Alto perfurado em posição estrutural mais elevada que os demais na área de Tupi, comprovou, através de amostragens de petróleo em teste a cabo, a descoberta de petróleo com densidade ainda mais leve (cerca de 30º API) do que a densidade média verificada nos outros poços de Tupi (cerca de 28º API).
As informações obtidas neste poço, em conjunto com as obtidas nos demais poços já perfurados na área, reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 mil milhões de barris de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi.
O consórcio dará continuidade às actividades e investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que prevê a perfuração de outros poços até à declaração de comercialidade, prevista para Dezembro de 2010.
A Galp Energia tem uma participação de 10% no consórcio que explora o BM-S-11, cabendo 65% à Petrobras (operadora) e 25% à BG Group.
Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a Galp Energia detém ainda participações noutros três blocos: BM-S-8 (14%), BM-S-21 (20%) e BM-S-24 (20%).