22/06/2010 | Mercado eléctrico

Galp Energia concretiza parceria para o desenvolvimento da central de ciclo combinado em Sines

A Galp Energia assinou hoje um acordo com uma subsidiária da International Power plc (IPR) para o desenvolvimento da central de ciclo combinado (CCGT) a instalar em Sines. Através deste acordo, a Galp Energia cede uma posição de 50% na empresa que actualmente desenvolve o projecto da CCGT de Sines, da qual detinha 100% do capital, à IPR. A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes, devendo estar concluída no final de 2010.

O projecto da CCGT de Sines, que será agora desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, está actualmente em fase de análise das propostas para a celebração do contrato de Engineering, Procurement and Construction (EPC), estando também em curso as negociações para o financiamento do projecto.
A operação da CCGT ficará a cargo da empresa detida em partes iguais pela Galp Energia e pela IPR. Adicionalmente, a Galp Energia será responsável pelo fornecimento de gás natural e pela comercialização da energia eléctrica produzida na central.
Esta transacção enquadra-se na estratégia de financiamento da Galp Energia, anunciada em Maio de 2009, que preconizava a angariação de um parceiro para o desenvolvimento da CCGT de Sines, e o seu financiamento em regime de Project Finance, reforçando assim o seu empenho na manutenção de uma estrutura de capital sólida e na execução dos seus projectos transformacionais.
A International Power plc detém uma carteira de negócios que inclui participações em activos de geração de electricidade com uma capacidade bruta instalada superior a 32 GW espalhados por 21 países.