10/05/2010 | Eventos e patrocínios

Galp Energia traz sul-africano Mabuthi a Portugal para ensinar a tocar a vuvuzela

A Galp Energia trouxe a Portugal Mabuthi, um professor de vuvuzela da África do Sul, que vai ensinar todos os portugueses a tocar o instrumento que marcará presença nos momentos de apoio à selecção nacional durante o campeonato Mundial de Futebol da África do Sul. O objectivo é lançar um ritual associado aos jogos de Portugal com o mote “um minuto de energia positiva”, onde os portugueses se juntarão em uníssono num toque de vuvuzela antes de todos jogos.

Mabuthi vai realizar uma série de vídeos, sendo o primeiro hoje divulgado, onde ensina os portugueses a tocar a vuvuzela. Estes vídeos vão ser transmitidos nos canais de televisão nacionais e na Internet. Para além destes vídeos, Mabuthi vai ainda marcar presença em vários momentos da campanha da Galp Energia de apoio à selecção, como programas de televisão, num roadshow que vai percorrer os postos Galp e numa orquestra de vuvuzelas.

As vuvuzelas estão à venda nos postos de abastecimento da Galp por 1€, e podem, também, ser adquiridas através da troca de 100 pontos fast. A Galp Energia tem igualmente em curso uma promoção que oferece aos seus clientes a possibilidade de ganhar uma vuvuzela, para compras superiores a 30€.

Antigo instrumento tribal sul-africano, a vuvuzela foi, há cerca de duas décadas, introduzida no futebol como instrumento de apoio às equipas, amplamente utilizado pelos adeptos sul-africanos.

Um apoio que já tem dez anos

A Galp Energia é patrocinadora da selecção das Quinas desde 1999 e nos últimos anos tem conseguido criar campanhas de apoio de elevada notoriedade. Foi o caso em 2004, com a criação do hino do Euro “Menos ais” – uma iniciativa que gerou um movimento sem precedentes, entrando para o topo da tabela de vendas do programa de televisão “Top Mais”, com um grau de reconhecimento dos consumidores superior a 85%.

Em 2006, a Galp Energia voltou a inovar no apoio à selecção com a iniciativa inédita do cordão humano virtual que incentivava os adeptos portugueses a darem as mãos até à Alemanha, onde se realizou o Mundial. A iniciativa mobilizou mais de 750 mil adeptos sob o lema “Se a Galp é nº1 em Portugal, Portugal também pode ser nº1 no Mundial”.

Para o Euro 2008, a Galp Energia criou o ambition bus. O autocarro da selecção rolou ao som de Bob Dylan, que aceitou, pela primeira vez na Europa, que uma marca utilizasse uma música sua. Nesse ano, a Galp Energia desafiou os adeptos a expressarem pessoalmente as suas emoções, assinando e deixando mensagens de apoio no autocarro da selecção nacional e o resultado foi uma adesão massiva que deixou o veículo totalmente coberto de nomes de muitos portugueses.