A Galp fechou 2025 com um novo máximo anual de 2.1 milhões de sessões de carregamento na sua rede mobilidade elétrica na Ibéria, representando um crescimento de 50% face ao ano anterior.
Estes resultados são suportados por uma rede de 8.500 pontos de carregamento, públicos e privados, que em 2025 disponibilizaram um total de 45 GWh de energia aos utilizadores de veículos elétricos.
“A nossa rede de mobilidade elétrica continua a crescer consolidando a Galp na liderança de soluções de mobilidade sustentável”, destaca João Marques da Silva, co-CEO da Galp. “A nossa rede continuará a unir o país, com carregadores de última geração, nos centros das cidades ou nos principais eixos rodoviários nacionais, permitindo que mais portugueses tenham no automóvel elétrico uma opção real e confiável de mobilidade”, acrescenta o executivo.
Depois do investimento na capilaridade da infraestrutura, com a multiplicação do número de tomadas, a estratégia da empresa pioneira neste segmento entra agora numa nova fase. O crescimento da oferta passa pelo reforço da capacidade dos carregadores nas principais estradas e núcleos urbanos, pela disponibilização de soluções tecnológicas de ponta e por uma oferta de conveniência distintiva.
Em linha com esta abordagem, a Galp está a executar o seu maior investimento de sempre na mobilidade elétrica em Portugal criando oito hubs de carregamento ultrarrápido na A1 e na A2, com uma potência total instalada de 20 MW nas duas autoestradas. Também nos centros urbanos, a estratégia passa por plataformas de carregamento ultrarrápido que ofereçam maior rapidez e comodidade aos utilizadores.
Marcos de negócio em 2025
A Galp tem vindo a duplicar o número de pontos de carregamento todos os anos desde 2020, contando no final de 2025 com 8500 tomadas instaladas em Portugal e Espanha, 20% das quais de perfil rápido ou ultrarrápido.
A inauguração do maior parque de carregamento elétrico ibérico, 116 tomadas no Centro Comercial Intú Xanadu em Madrid, foi um dos marcos do desenvolvimento da rede pública ibérica em 2025.
A rede privada é outro dos motores de crescimento deste segmento de negócio. A Galp está a apoiar as empresas nos seus processos de eletrificação e descarbonização de frotas automóveis, tendo hoje um portfolio de grandes clientes empresariais tanto em Portugal como em Espanha.
A instalação do primeiro carregador de pesados de 400 kW na TJA – Transportes J. Amaral, suporte para a primeira rota 100% elétrica de pesados de mercadorias em Portugal, foi um dos destaques de 2025.