Estão abertas as candidaturas à segunda edição do “Prémio Carreira”, uma iniciativa conjunta da Galp e da Academia de Engenharia para distinguir individualidades no domínio da Engenharia em Portugal.
Com um valor pecuniário de €10.000, o galardão é atribuído anualmente a personalidades de reconhecido mérito que tenham dado um contributo inequívoco para o prestígio e afirmação da Engenharia no país.
As candidaturas devem ser submetidas até às 23h59 de dia 31 de maio de 2025. As propostas devem ser fundamentadas e enviadas, de forma confidencial, para o e-mail academia@oep.pt, incluindo uma nota biográfica e principais obras com a assinatura da personalidade nomeada.
A decisão do júri será conhecida no dia 31 de julho de 2025, tendo como critérios: (1) a relevância social e económica da carreira do distinguido; (2) a dimensão de excelência da atividade de engenharia.
Diversas personalidades dos setores da energia e da engenharia compõem o júri da edição de 2024 do Prémio Carreira. Eduardo Marçal Grilo, João Paulo Oliveira e Maria Rafaela Matos, pela Academia de Engenharia, e Georgios Papadimitriou, Ana Casaca e Manuel Andrade, representantes da Galp, fazem parte de um júri presidido por Sebastião Feyo de Azevedo, presidente da Academia de Engenharia.
O regulamento do prémio e as condições de candidatura podem ser consultados nos site da Galp Upcoming Energies e Academia de Engenharia.
Arlindo Oliveira foi o vencedor da primeira edição do “Prémio Carreira”. Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), responsável pelo Departamento de Engenharia Informática e presidente do INESC, Arlindo Oliveira publicou cinco livros e centenas de artigos científicos nas áreas da inteligência artificial, algoritmos, aprendizagem automática, bioinformática e arquitetura de computadores.
A engenharia é uma disciplina decisiva para o desenvolvimento económico e social do país, assumindo uma importância crescente face aos desafios de grande magnitude como a revolução tecnológica, as alterações climáticas ou a transição energética. Com esta iniciativa, a Galp e a Academia de Engenharia reforçam o compromisso com a inovação e a excelência no setor.