19/03/2024 | Institucional

Fundação Galp desafia escolas: projetos de transição energética podem valer até €20.000 em painéis solares

• Quarta edição do Prémio Energy Up tem inscrições abertas até 12 de abril. Já foram distinguidas 25 escolas de Norte a Sul do país nas três primeiras edições.
  • Escola vencedora será premiada com a instalação de painéis solares num valor até €20.000. Os três melhores projetos recebem ainda prémios entre €2.000 e €1.000.
  • Escola que venceu a edição de 2023, em Pina Manique, Lisboa, inaugurou esta terça-feira os painéis solares que lhe permitirão poupar cerca de €10.000 por ano e reduzir as suas emissões de CO2 em cerca de 9 toneladas.

A Galp volta a desafiar os alunos das escolas portuguesas para que coloquem a sua energia ao serviço da comunidade. A quarta edição do Prémio Energy Up tem as inscrições abertas até 12 de abril e convida as melhores iniciativas escolares em áreas como a eficiência energética ou a mobilidade sustentável a candidatarem-se a um prémio de até €20.000 para a instalação de painéis solares na escola vencedora.

O vencedor da edição 2022/23 do Prémio Energy Up foi o Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, selecionado entre 65 candidaturas recebidas de todo o País com o projeto multidisciplinar Pina Manique Circular. Este, permitiu reduzir 35% no consumo de energia em contexto escolar através da instalação de 76 painéis fotovoltaicos, inaugurados esta semana na presença de representantes da Galp e da Fundação Galp, bem como dos parceiros desta iniciativa: a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Agência para a Energia (ADENE), a Direção Geral da Educação (DGE) e a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A instalação destes painéis permitirá uma produção anual de energia estimada em 40MWh, uma poupança anual na ordem dos €10.000 e uma redução de emissões de CO2 de cerca de 9 toneladas anuais tendo em conta os consumos da instituição e o perfil de produção do seu comercializador de eletricidade.

O projeto Future Up, da Fundação Galp, sensibiliza as escolas portuguesas para os desafios da transição energética em duas vertentes: Aulas Energy Up, onde são disponibilizados aos professores e alunos vários conteúdos de capacitação, em formatos adaptados ao nível e ciclo de ensino; e Prémio Energy Up, que reconhece o compromisso das escolas que estão a acelerar a transição energética, tendo distinguido um total de 25 escolas nas três primeiras edições.

Além do Grande Prémio, que garante a instalação de painéis solares até €20.000 na escola vencedora, o Prémio Energy Up atribui prémios para os melhores projetos por nível de escolaridade (1.º CEB; 2.º/3.º CEB; Ensino Secundário/Profissional), no valor de €2.000 para o 1.º lugar e de €1.000 para o 2.º e 3.º lugar. O formulário de candidaturas ao prémio e toda a informação relevante sobre o Future Up podem ser encontrados aqui.

“As gerações mais jovens são parte integrante das soluções para o futuro. Devemos, por isso, assumi-las como um dos motores da transição energética, o que pressupõe que os alunos e as escolas sejam envolvidos o mais cedo possível nos desafios que todos temos pela frente. Este Prémio materializa essa ambição, com um apelo a que as escolas se juntem a nós e apresentem os projetos que trazem um impacto real positivo à comunidade”, afirma Diogo Sousa, Responsável da Fundação Galp.

Desde 2010, o Future Up já beneficiou 2,2 milhões de estudantes e professores de norte a sul do País, continente e ilhas e mais de 21 mil escolas. Ao longo destes anos foram lecionadas mais de 5 mil aulas Energy Up envolvendo mais de 755 voluntários Galp. No Biénio 2022/2024, o projeto educativo Future Up é cofinanciado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, um instrumento de apoio e desenvolvimento de projetos de eficiência energética aprovado pela ERSE.