10/03/2010 | Distribuição de gás natural

Lusitaniagás abastece 180.000 clientes

A Lusitaniagás, empresa do Grupo Galp Energia, atingiu, no passado mês de Janeiro, os 180.000 clientes abastecidos a partir da sua rede de distribuição de gás natural. Este marco é alcançado 13 anos após o abastecimento do primeiro cliente e num momento em que já estão abastecidos 32 concelhos, dos 38 que constituem a área de concessão.

Actualmente a Lusitaniagás tem em exploração 2.992 quilómetros de rede de distribuição (341 quilómetros em média pressão e 2.651 quilómetros em baixa pressão) e abastece 175.389 clientes do segmento residencial e 5.549 clientes empresariais, englobando a indústria e serviços.

A Lusitaniagás distribuiu em 2009 um volume de 638 milhões de metros cúbicos de gás natural, sendo a operadora de redes de distribuição com maior volume de gás distribuído em Portugal, o que está associado à dimensão do mercado industrial implantado nesta região, que aderiu de forma massiva a esta forma de energia.

No actual contexto de negócio do gás natural e depois de se terem iniciado os processos de regulação e liberalização deste mercado, a Lusitaniagás em 2009, já contabilizou 117 mudanças de comercializador e passou a realizar a distribuição de gás natural para cinco comercializadoras distintas, sendo três delas do grupo Galp Energia.

A actividade de captação de locais de consumo e conversão das instalações de gás existentes, que teve início em 1997 e continua a ser realizada enquanto operadora de rede de distribuição, permitiu atingir este marco de 180.000 clientes abastecidos e assim contribuir para a optimização da eficiência das infra-estruturas já construídas.

No mercado residencial e considerando as habitações que podem ser abastecidas pela rede de distribuição em exploração, a Lusitaniagás já concretizou a conversão de consumos e consequente ligação à rede em cerca de 70% destas habitações, o que demonstra a elevada capacidade de captação de consumos, num segmento de mercado que apresenta níveis de penetração muito significativos.

Lusitaniagás

Constituída em 1993, a Lusitaniagás iniciou a sua actividade no ano seguinte com um projecto orientado pela satisfação dos seus clientes, com o menor impacto ambiental possível, oferecendo um serviço de distribuição de gás natural nas melhores condições de qualidade e segurança e assegurando um preço concorrencial com as outras formas de energia.

Através de Concurso Público, foi atribuída à Lusitaniagás, a concessão da distribuição de gás natural na região centro, pelo período de 35 anos (até ao ano de 2028) compreendendo os seguintes concelhos: Espinho, S M Feira, Castelo de Paiva, Arouca, São João da Madeira, Ovar, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Sever do Vouga, Murtosa, Estarreja, Albergaria-à-Velha, Aveiro, Águeda, Ílhavo, Vagos, Oliveira do Bairro, Anadia, Mealhada, Cantanhede, Mira, Montemor-o-Velho, Coimbra, Figueira da Foz, Condeixa-à-Nova, Soure, Pombal, Marinha Grande, Leiria, Nazaré, Batalha, Porto de Mós, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral e Rio Maior.

Em 2001, a Lusitaniagás obteve a certificação do seu sistema de gestão da qualidade pela norma ISO 9001 e do seu sistema de gestão ambiental pela norma ISO 14001. Em 2004, obteve a certificação do sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho pela norma NP 4397, um reconhecimento dos padrões de qualidade segurança e respeito ambiental pelos quais a empresa se rege.