30/01/2023 | Institucional

Galp Solar entra em 2023 com 10 mil instalações de autoconsumo fotovoltaico na Ibéria

• A aceleração da procura que resultou da crise energética fez com que a Galp Solar reforçasse a aposta e a sua posição no mercado ibérico de autoconsumo fotovoltaico.
  • Clientes pouparam €4,8 milhões na fatura da eletricidade e reduziram as suas emissões de CO2 em 7.200 toneladas.
  • Nos últimos meses verificou-se uma aceleração no número de instalações que incluíram uma bateria, aumentando a poupança e a autonomia em relação à rede.

A Galp Solar, a unidade de negócios da Galp especializada em soluções energéticas inteligentes para a produção e consumo descentralizado de energia, fechou o ano de 2022 com 10 mil clientes em Espanha e Portugal, graças a uma aceleração das instalações nos últimos oito meses.

Com um desenvolvimento tecnológico diferencial, as ferramentas de software mais avançadas e soluções de pagamento personalizadas, a Galp Solar promove o autoconsumo fotovoltaico, permitindo que as famílias reduzam a sua fatura energética enquanto adotam soluções de energia mais sustentáveis.

“O aumento dos preços da energia representou um agravamento dos custos fixos do tecido produtivo e das famílias, o que fez com que o autoconsumo seja visto como uma oportunidade de reforço do compromisso de energia limpa através de uma gestão flexível, independente do sistema energético,” afirma Alfonso Ortal, CEO da Galp Solar.

O número total de instalações realizadas pela Galp Solar evitou a emissão de 7.200 toneladas de CO2 e permitiu uma poupança anual agregada de €4,8 milhões aos consumidores.

Para 2023, o objetivo da Galp Solar é duplicar o número de instalações na Península Ibérica. A ambição da empresa prioriza a experiência do cliente, a necessidade de descarbonizar a economia e de acelerar a transição energética. Não só através da instalação de painéis solares, mas também com a disponibilização de soluções integradas com baterias e, no futuro, outras soluções.

Em 2022 há que sublinhar que uma em cada cinco novas instalações incluiu a adoção de uma bateria, o que permite uma poupança média adicional de €267 euros por ano, por consumidor, proporcionando uma autonomia superior a 60% no consumo final.

O solar distribuído é um dos negócios em mais rápido crescimento na Galp e a aposta na produção fotovoltaica contribui para o compromisso de disponibilizar soluções energéticas cada vez mais sustentáveis aos seus clientes. A Galp é já o terceiro maior produtor de energia fotovoltaica na Península Ibérica, com uma capacidade instalada em funcionamento de 1,3GW e uma carteira de projetos em desenvolvimento em Portugal, Espanha e Brasil que totaliza 9,6 GW.