21/12/2022 | Institucional

Galp e IST celebram protocolo nas áreas de inovação, investigação, talento e emprego no sector energético

  • Galp integra “Rede de Parceiros do Técnico” para promover a ligação entre o mercado empresarial e o talento de estudantes e investigadores na área energética.
  • Em paralelo, foi inaugurada no Campus IST uma das smart store da Galp, com produtos de conveniência disponíveis numa lógica de compra autónoma

A Galp e o Instituto Superior Técnico (IST) celebraram esta terça-feira um protocolo que irá unir as duas entidades no desenvolvimento de projetos na área da investigação e inovação industrial, bem como na promoção de talento e emprego no sector energético.

O protocolo assinado esta tarde pela Diretora de Inovação da Galp, Ana Casaca, e pelo presidente do IST, Rogério Colaço, permite à Galp integrar a “Rede de Parceiros do Técnico”, através da qual são prosseguidos os objetivos de investigação, educação, transferência de tecnologia e inovação do IST. Uma ligação que concretiza a aproximação a aproximação e partilha de conhecimento entre o mundo académico e o universo empresarial.

Através deste protocolo, a Galp passa, por exemplo a ter acesso ao portal de emprego para estudantes do IST, o “Técnico Job Bank”, a participar anualmente na “AEIST Jobshop”, a feira de emprego do IST organizada pela Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, e a participar nas “Técnico Career Weeks”, semanas temáticas organizadas pelos Núcleos de Estudantes de cada curso com a colaboração das empresas na área de Engenharia Mecânica.

O acordo assinado esta terça-feira, dia 20 prevê também a organização do evento anual “Talent Search Meeting@Técnico”, para promover a ligação entre estudantes do IST e o meio empresarial. A Galp irá ainda colaborar em workshops “Inovação IST-Indústria”, com desafios específicos da Galp para investigadores e docentes do IST, e promover um concurso de apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras (TecInnov), com temas a definir em colaboração com a Galp.

O apoio a um laboratório dedicado à temática da energia e desenvolvimento de protótipos por parte dos núcleos de estudantes do IST, e o apoio da Galp no desenvolvimento de projetos de investigação pré-competitiva, são outros dos tópicos contemplados ao abrigo desta parceria.

“A Galp abraçou um processo de transformação com o objetivo de liderar a transição energética. Mas sabemos que este caminho só será coroado de sucesso se o fizermos em parceria, com ecossistemas empresariais, sociedade civil e, naturalmente, com a academia. Daí o nosso novo propósito: queremos regenerar o futuro juntos. Este protocolo com o IST é mais um passo muito concreto para atingirmos as metas ambiciosas a que nos propusemos”, referiu Ana Casaca, após a assinatura do protocolo.

Por parte do IST, Rogério Colaço referiu que acolher a GALP na sua rede de parceiros é mais um passo determinante no caminho que o IST tem vindo a percorrer no sentido de abrir as suas portas, enquanto instituição académica de referência nas áreas de ciência tecnologia e engenharia, ao tecido económico e empresarial.  “Estou certo que esta parceria é uma situação em que quer o Técnico quer a Galp saem vencedores, e quando assim é quem ganha é o País!” afirmou Rogério Colaço.

Em paralelo à assinatura deste protocolo, a Galp inaugurou oficialmente esta semana no Campus do IST uma das smart store desenvolvidas em parceria com a startup portuguesa Sensei. Esta loja autónoma, com 20 m² e um portfólio de produtos de conveniência para consumo imediato como, por exemplo, snacks saudáveis, barras energéticas, doçaria e bebidas, entre outros artigos, funciona numa lógica de compra sem funcionários, com uma rede de câmaras instaladas, sensores nas prateleiras e algoritmos de inteligência artificial, que dispensa fazer scan aos códigos de barras de produtos, esperar em filas para as caixas registadoras ou até fazer pagamentos com meios físicos.

Os clientes apenas têm que fazer download da App, fazer scan do QR code à entrada da loja retirar os produtos das prateleiras e sair, concluindo automaticamente a sua compra. A tecnologia permitirá que o pagamento seja feito de forma automática, estando associado a um cartão de crédito, oferecendo assim uma experiência simples e rápida.

Imprimir

Partilhar: