12/07/2022 | Institucional

Galp e ANA criam o maior Hub de carregamento ultrarrápido em Portugal

  • Novo espaço de carregamento de viaturas elétricas no Aeroporto de Lisboa será o mai-or em Portugal, conta com 10 pontos de carregamento ultrarrápido e permite carregar 10 viaturas em simultâneo.
     
  • Acordo entre as duas empresas reflete o compromisso com o objetivo de descarbonização no setor de transportes de viaturas ligeiras

A Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal, S.A. (ANA) estabeleceram uma parceria que irá disponibilizar soluções de carregamento universal nos parques públicos do Aeroporto de Lisboa integrados na rede Mobi.E. No âmbito deste acordo, será criado o maior Hub de carregamento ultrarrápido existente em Portugal, com 10 pontos de carregamento ultrarrápido de 180 kW DC e que permitem carregar em simultâneo 10 viaturas.

Este projeto inclui também a disponibilização e gestão de uma infraestrutura de carregamento pública, de acesso universal e integrada na rede Mobi.E, que conta com 41 tomadas de carregamento VE normal (AC) e 1 tomada de carregamento rápido VE (DC), instaladas ao longo de 13 parques de estacionamento do Aeroporto de Lisboa – todas já operacionais. Acrescem ainda 48 pontos de carregamento privados para o Grupo ANA em parques de estacionamento, através de uma solução tecnológica de gestão e monitorização da infraestrutura de carregamento – a Plataforma GALP para soluções privadas de carregamento.

O Hub de carregamento ultrarrápido irá situar-se no parque de estacionamento designado por “Parque da Nora”, na Rua C do aeroporto de Lisboa – (GPS: 38.779844, -9.125723) – e permitirá, consoante a tipologia de veículos, carregar a bateria do veículo dos 20% aos 80% em 15 minutos.

O protocolo celebrado entre a Galp e a ANA tem a duração de 10 anos e simboliza o claro compromisso das duas empresas com o objetivo da descarbonização no setor de transportes de viaturas ligeiras.

Para a Galp, este é um novo passo no caminho de inovação e liderança que a empresa tem apresentado no mercado de mobilidade elétrica, reforçando a sua liderança através do lançamento e expansão de serviços e redes de carregamentos para veículos elétricos.

A Galp tem hoje mais de 1.000 pontos de carregamento e ambiciona chegar a 2025 com mais de 10.000 pontos em toda a península ibérica estando a desenvolver esta estratégia com pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos, tanto na rede de postos da Galp, como na via pública, centros comerciais, parques de estacionamento, cadeias de retalho ou empresas, como é o caso do protocolo agora estabelecido com a ANA.

Para a VINCI Airports, concessionária da ANA, a instalação de estações de carregamento EV no seu aeroporto e nas suas imediações sustenta o objetivo de descarbonizar toda a cadeia de mobilidade.  A VINCI Airports visa a redução absoluta das emissões (âmbitos 1 e 2) e atingirá emissões líquidas zero (NetZero) até 2030 para os seus aeroportos na União Europeia. Globalmente na região de Lisboa, a ANA tem agora 97 pontos de carregamento de veículos elétricos, incluindo estações públicas e privadas.

Imprimir

Partilhar: