07/06/2022 | Eventos e patrocínios

Galp compensa a totalidade das emissões de CO2 do Rock in Rio

• Patrocinadora principal do Rock in Rio vai apoiar projeto de sequestro de carbono nos Passadiços do Paiva, em Portugal, e projeto de redução de emissões de CO2 e promoção do desenvolvimento sustentável em África
  • Investimento superior a €150 mil nestes projetos certificados compensa o dobro das emissões de carbono do Rock in Rio, estimadas em cerca de 7.000* toneladas de CO2 equivalente

A Galp vai compensar a totalidade das emissões de carbono associadas à realização da edição deste ano do Rock in Rio. A estratégia da energética, patrocinadora principal do festival, será concretizada através de um investimento superior a 150 mil euros distribuídos por dois projetos que promovem a captura e redução de emissões de carbono: um em Portugal, na zona envolvente aos Passadiços do Paiva, e outro em África, mais propriamente na Nigéria.

O projeto da empresa 2B Forest a que a Galp vai aderir nos Passadiços do Paiva foi o primeiro certificado ao abrigo da Certificação dos Serviços dos Ecossistemas em Portugal. A certificação abrange serviços de Biodiversidade, Carbono e Turismo, sendo que a Galp irá suportar financeiramente o serviço de sequestro do carbono armazenado pelas áreas florestais que circundam os Passadiços do Paiva. A Galp irá adquirir serviços de sequestro na ordem das 7.000 toneladas. No total, o projeto deverá permitir a captura de 15.000 toneladas de CO2 até 2025.

Já o projeto na Nigéria, certificado pela Gold Standard, envolve o apoio ao fabrico e distribuição de fogões mais eficientes por milhares de famílias – além de pequenas e médias entidades comerciais na Nigéria – que ainda usam hoje fogões ineficientes que poluem o ar e colocam em risco a saúde das comunidades. A Galp irá adquirir neste projeto 7.000 toneladas de créditos de carbono.

Em conjunto, estes dois projetos permitirão assim compensar aproximadamente 14 mil toneladas de CO2 emitido para a atmosfera, ou cerca do dobro da pegada carbónica associada à realização do Rock in Rio, de acordo com os cálculos da PwC, num estudo que analisou a totalidade das emissões do evento em edições. anteriores (excluindo food & beverage e brindes).

“A Galp está a dar passos robustos para reduzir a intensidade carbónica das suas atividades, consolidar uma posição de liderança nas energias renováveis e apostar em novos modelos de negócio descarbonizados. Temos um propósito muito claro: queremos regenerar o futuro juntos. Isso passa também por aproveitar momentos como o Rock in Rio para mostrar que podemos celebrar as emoções da música com milhares de pessoas e deixar este sinal de que estamos a trabalhar em vários caminhos para garantir um futuro melhor e mais sustentável”, diz Teresa Abecasis, administradora da Galp.

Patrocinadora principal do Rock in Rio, a Galp é naming sponsor do palco Galp Music Valley e promete fazer da sua presença no evento uma montra da profunda transformação que tem em curso para liderar a transição energética. Mobilidade elétrica, soluções energéticas à base de hidrogénio e projetos na área da inclusão social são algumas das surpresas que a empresa está a preparar para a edição deste ano do Rock in Rio, que se realiza entre os dias 18 e 26 de junho no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

* as estimativas da PwC apontam para estimativas de emissões entre 5.500 a 7.000 toneladas de CO2 equivalente na organização das últimas edições do Rock in Rio. No final do evento a Galp irá compensar as toneladas exatas da edição deste ano.