25/05/2022 | Institucional

Galp inaugura a primeira smart store num posto de abastecimento na Europa

• Projeto piloto desenvolvido em parceria com a Sensei permite à Galp tornar-se o primeiro player no setor energético europeu a ter uma loja de conveniência autónoma
  • A smart store da Galp está localizada na área de serviço Gago Coutinho e vai estar aberta ao público 24 horas/7 dias a partir de junho

Galp tornou-se o primeiro player energético a proporcionar uma experiência autónoma aos seus clientes em áreas de serviço, juntando-se à startup portuguesa Sensei para criar aquela que será a primeira smart store disponível num posto de abastecimento na Europa.

Este projeto piloto, resultante da parceria com o principal fornecedor europeu de lojas autónomas, está localizado numa das áreas de serviço mais emblemáticas da Galp, na Avenida Almirante Gago Coutinho. A nova smart store da Galp tem 20 m² e oferece um portfólio de produtos de conveniência para consumo imediato como, por exemplo, snacks saudáveis, barras energéticas, doçaria e bebidas, entre outros artigos.

Através de uma filosofia de compra autónoma sem funcionários, uma rede de câmaras instaladas, sensores nas prateleiras e algoritmos de inteligência artificial, já não será necessário fazer scan aos códigos de barras de produtos, esperar em filas para as caixas registadoras ou até fazer pagamentos com meios físicos.

Os clientes apenas têm que fazer download da App ou fazer scan do QR code à entrada da loja, retirar os produtos das prateleiras, concluindo automaticamente a sua compra. A tecnologia permitirá que o pagamento seja feito de forma automática, estando associado a um cartão de crédito, oferecendo assim uma experiência simples e rápida.

A smart store da Galp já está instalada e ficará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, no mês de Junho. Adicionalmente, a gama de oferta disponível irá evoluir com a inclusão de produtos refrigerados, tais como, refeições saudáveis, gelados e bebidas frias.

“Estamos muito entusiasmados por lançar este projeto pioneiro para os nossos clientes, em colaboração com a Sensei. Esta nova smart store, que pode ser transportada para qualquer parte da Península Ibérica, permite-nos disponibilizar uma oferta adaptada a eventos locais, facilitando a experiência do utilizador – simplicidade e rapidez”, afirmou Teresa Abecasis, Administradora da Galp.

"Este é um momento de muita satisfação para a Sensei. Estamos orgulhosos de estar na vanguarda da inovação autónoma na Europa em áreas onde as pessoas vão verdadeiramente beneficiar no dia-a-dia. Somos pioneiros neste conceito na Europa com a Galp e acreditamos que esta smart store será apenas a primeira de muitas a ser lançadas nos próximos meses”, referiu Vasco Portugal, CEO da Sensei.

Com a utilização desta tecnologia a Galp dá mais um passo na transformação da sua oferta de retalho, evoluindo para soluções com tecnologia que permitem simplificar a experiência dos seus clientes. Para além disso, esta tecnologia permite também testar soluções que otimizam as operações, como por exemplo, automatização de stocks e monitorização de produtos na loja. Este formato permite também testar novas tendências de consumo com os parceiros da Galp.

Trata-se de um lançamento pioneiro que reforça o compromisso da Galp com a aplicação de tecnologia como pilar da estratégia comercial no mercado de retalho ibérico.

Saiba mais em: https://galp.com/pt/pt/particulares/estrada/smart-store