05/05/2022 | Institucional

Galp ultrapassa 1GW de potência solar em produção com quatro novas centrais fotovoltaicas em Espanha

• Centrais de Chiprana, na região de Saragoça, e Alcázar de San Juan, perto de Ciudad Real, elevam capacidade solar em operação da Galp para 1,2 GWp

• A produção combinada das quatro centrais, que têm uma capacidade total de 200 MW, evitará a emissão para a atmosfera de cerca de 54 kton de CO2

A Galp iniciou a produção em quatro novas centrais fotovoltaicas em Espanha, uma perto de Saragoça, três na zona de Ciudad Real, tornando-se assim numa das poucas empresas da Península Ibérica com capacidade instalada de geração de energia solar em funcionamento acima de 1 GW.

A central fotovoltaica de Logro, localizada em Chiprana (Aragão), tem uma capacidade instalada de 50 MW e terá uma produção anual de energia estimada de 90.855 MWh, o suficiente para abastecer 35 mil casas com energia limpa. As centrais de Alcázar I, II e III, situadas em Alcázar de San Juan (Ciudad Real), têm uma capacidade total de 150 MW, estimando-se que venha a fornecer anualmente 295.345 MWh, equivalente às necessidades energéticas de 105 mil famílias.

“O início das operações de Logro e Alcázar confirmam o nosso compromisso de continuarmos a liderar a transição para um sistema energético mais sustentável, aumentando a segurança energética da Península Ibérica e baixando os custos de eletricidade para todos”, afirma Georgios Papadimitriou, COO da Galp para as Renováveis e Novos Negócios. “Estamos a cumprir os compromissos com os nossos acionistas, bem como com a sociedade”, acrescenta.

A Galp calcula que a produção combinada das quatro centrais evitará a emissão para a atmosfera de cerca de 54 kton de CO2. Este é mais um passo em frente no compromisso da Galp com a transição energética e a procura de alternativas que permitam avançar no processo de descarbonização.

A Galp é, atualmente, um dos maiores produtores de energia solar fotovoltaica na Península Ibérica, com uma capacidade instalada em produção de 1.2 GW, integrada numa carteira total de 9,6 GW que inclui projetos em desenvolvimento em Espanha, Brasil e Portugal. O objetivo da Galp é aumentar a sua capacidade de produção de energias renováveis para 4 GW até 2025 e para 12 GW até 2030.