17/01/2022 | Ambiente e eficiência energética

Galp Solar traz nova energia a quem quer produzir a sua própria eletricidade

• Nova marca Galp Solar vai concentrar a oferta de soluções de energia fotovoltaica para autoconsumo da ei energia independente
  • Em pouco mais de um ano, a empresa conquistou mais de 4000 clientes, famílias e empresas ibéricas interessadas em adotar um novo relacionamento com a energia

A Galp concentra a partir de hoje sob a marca Galp Solar a oferta de soluções energéticas inteligentes para a geração de energia fotovoltaica para autoconsumo da sua subsidiária ei energia independente. Os clientes passam assim a beneficiar de um acesso mais simples e direto a todo o leque de serviços de uma empresa integrada de energia como a Galp.

Este movimento tornou-se natural com o rápido desenvolvimento tecnológico, a convergência de novos serviços associados à gestão das necessidades energéticas dos clientes, e com o sucesso da própria ei que, em pouco mais de um ano, conquistou mais de 4000 clientes empresariais e domésticos em Portugal e Espanha.

A ei foi pioneira no lançamento de uma oferta integrada de gestão de sistemas fotovoltaicos para a produção de energia solar que, além da instalação dos painéis, incluiu a monitorização e otimização dos consumos e das poupanças ao longo do tempo. Os projetos já implementados, as instalações em curso e ofertas futuras continuarão a funcionar como até agora, mas de forma mais aberta ao futuro.

Hoje, a otimização dos consumos energéticos agrega serviços como os sistemas de armazenamento de energia elétrica através de baterias, o carregamento de automóveis elétricos e outras soluções inovadoras que se tornarão incontornáveis nos próximos anos, pela flexibilidade que oferecem e pelas poupanças que permitem obter.

“O relacionamento que temos com a energia, enquanto empresas ou consumidores particulares, está a mudar a uma velocidade admirável,” afirma Teresa Abecasis, administradora executiva e COO Comercial da Galp. “Através da Galp Solar, ganhamos a agilidade e a simplicidade para desenvolvermos serviços mais flexíveis, integrados e inovadores a caminho de um mundo mais próspero e mais limpo, que progride e avança na direção certa,” acrescenta.

A energia de origem fotovoltaica, limpa, renovável, e cada vez mais acessível e competitiva, permite poupanças de até 40% no setor residencial e de 30% no empresarial, proporcionando uma vantagem competitiva essencial, sobretudo no atual contexto de crise global dos preços de energia.

“Unir forças com a Galp é uma enorme oportunidade para explorarmos sinergias que nos permitam construir uma economia mais descarbonizada e para oferecermos soluções cada vez mais completas, inovadoras e competitivas aos nossos clientes,” afirma Ignacio Madrid, CEO da Galp Solar.

Os sistemas fotovoltaicos instalados agora integrados na Galp Solar representam uma potência instalada superior a 11 MW que, ao longo do seu prazo expectável de vida, permitirão uma redução estimada de 98 mil toneladas de CO2e.

A Galp é atualmente o terceiro principal produtor de energia fotovoltaica da Península Ibérica, com uma capacidade instalada em operação superior a 1 GW, numa carteira total de 4,7 GW que inclui projetos em desenvolvimento em Espanha, Portugal e Brasil. A empresa ambiciona atingir 4 GW em operação até 2025 e 12 GW até 2030.

Sobre a Galp Solar

A Galp Solar é a marca do Grupo Galp para a oferta de soluções energéticas inteligentes de geração e consumo descentralizados de energia fotovoltaica em Espanha e Portugal. Combina tecnologia de ponta e soluções de pagamento em prestações, adaptadas às necessidades das casas unifamiliares, comunidades de vizinhos, empresas ou indústrias, tornando-as mais autossuficientes. O serviço inclui a monitorização do consumo de energia ao longo da vida da instalação, com novas soluções sustentáveis que otimizarão a sua economia. Os sistemas de software equipados com inteligência artificial, garantem a rastreabilidade energética, e poupanças sustentáveis e relevantes a partir da primeira fatura de eletricidade, e uma redução da pegada de carbono.