16/12/2021 | Institucional

Galp lança programa inovador de literacia em dados para todos os seus colaboradores

• Formação inédita em Portugal foi desenvolvida em parceria com a Porto Business School e com a IDC Portugal e reforça a nova componente data driven da energética
  • Programa disponível para os mais de 6 mil colaboradores da Galp visa aumentar a compreensão coletiva dos negócios orientados por dados

Sobre o mote “The Power of Data Is Yours”, a Galp lançou este mês um novo programa de literacia em dados para todos os seus colaboradores nas diferentes geografias em que a empresa está presente. Desenvolvido em parceria com a Porto Business School e com a IDC Portugal, este programa inovador em Portugal tem como objetivo dotar a empresa de competências na compreensão e tratamento de dados numa lógica transversal a todas as áreas de negócio, reforçando assim a componente data driven que se assume como um dos eixos do posicionamento da Galp na abordagem ao mercado e na sua relação com os clientes.

Criado numa lógica de módulos, cuja construção contará com a contribuição das diferentes áreas da empresa, o programa pretende ser uma experiência de aprendizagem que capacite as equipas da Galp para a compreensão e utilização efetiva de dados, dotando assim a empresa de uma compreensão coletiva da linguagem dos negócios orientados por dados. Consequentemente, o programa permitirá aos mais de 6 mil colaboradores da Galp tomarem decisões mais sustentadas e extraírem mais valor dos dados nas suas atividades quotidianas ao serviço da empresa.

Realizado maioritariamente em formato digital Learning, num total de 210 horas, e culminando em projetos concretos e ajustados aos desafios reais da empresa, o programa foi desenhado pelo Data Office e pela área de Learning & Development da Galp, em colaboração com a Porto Business School e com a IDC Portugal, sendo composto por 4 caminhos de aprendizagem diferentes - “Data Fundamentals”, “Data Operations”, “Data Excellence” e “Data Strategy”.

Cada um destes caminhos virá dar resposta às diferentes necessidades e perfis de cada colaborador ou equipa, podendo, ainda, ser combinados entre si, para permitir aos colaboradores fazer evoluir, de forma incremental, o seu percurso de aprendizagem até ao grau de profundidade relevante para si e para a organização.

O programa incluirá, ainda, um eixo de on the job coaching, bem como uma oferta formativa técnica em ferramentas de exploração de dados, que garantirá resposta aos desafios táticos das equipas, potenciando o seu impacto na organização.

O investimento num programa com esta dimensão, profundidade e abrangência, revela a clara aposta da Galp, quer no desenvolvimento das suas pessoas, quer na vantagem competitiva que a boa gestão, exploração e inovação com os dados pode oferecer, estando integrado numa estratégia de transformação DATA com diferentes alavancas que passarão, também, por iniciativas de transformação de negócio, reengenharia de processos, evolução tecnológica, definição e implementação de politicas e governo, bem como, desenvolvimento das áreas de ciência e monetização de dados, que, combinadas, permitirão à Galp afirmar-se como organização data driven.

Na foto no painel da sessão inaugural da formação, da esquerda para a direita estão André Fonseca Ferreira - Chain Reaction/Mesh, Pedro Brandão - NOS, Elisabete Fonseca - Galp, José Miguel Espinoza - Galp, Pedro Amorim - Porto Business School, Teresa Abecasis - Galp, Bruno Horta Soares - IDC.