15/11/2021 | Institucional

Unidade que vai produzir primeiro GNL na Área 4 de Moçambique pronta a partir da Coreia do Sul

• O projecto Coral-Sul, com início de produção previsto para 2022, irá trazer Moçambique para o pequeno grupo dos produtores e exportadores de GNL
  • Com 432 metros de comprimento e 66 de largura, a unidade pesa cerca de 220.000 toneladas e tem a capacidade de acomodar até 350 pessoas

Geoje (Coreia do Sul), 15 de novembro de 2021 – A Galp e os seus parceiros da Área 4, no offshore de Moçambique (Eni, ExxonMobil, CNPC, Kogas e ENH), celebraram hoje o batismo e largada do Coral-Sul FLNG, a primeira instalação flutuante de GNL a ser instalada nas águas profundas do continente africano, como parte do projeto Coral Sul.

A cerimónia decorreu nos estaleiros da Samsung Heavy Industries em Geoje, Coreia do Sul, na presença do Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi e do seu homólogo da República da Coreia, Moon Jae-in.

A unidade será rebocada e ancorada no local final de operação offshore de Moçambique durante o primeiro semestre de 2022 e espera-se o início da produção em 2022, tal como projetado no plano original. A Decisão Final de Investimento (FID) da Coral Sul foi tomada em 2017; as atividades de fabrico e construção do FLNG começaram em 2018 e foram concluídas no tempo previsto, apesar da pandemia COVID-19.

Enquanto se realizavam as atividades de construção na Coreia, várias atividades importantes foram realizadas em Moçambique, com o apoio das autoridades moçambicanas, incluindo a campanha de Perfuração e Completação em águas ultra-profundas (a 2000 m), que envolveu as mais elevadas competências tecnológicas e operacionais.

O projeto irá gerar recursos significativos para o País, criando mais de 800 postos de trabalho durante o período de operação.

"Este projeto é material para a produção da Galp, acrescentando cerca de 9.000 boe/d no ritmo de cruzeiro, ao mesmo tempo que aumenta significativamente a produção de equity gas da Galp. A Galp vê o gás natural como um combustível importante para a transição energética, a fim de reduzir as emissões globais de carbono, e é um importante contribuidor para a ambição da Galp de se tornar net zero em CO2 até 2050. A Galp está presente em Moçambique há mais de 60 anos e este projeto é um importante contributo para o desenvolvimento sustentável de Moçambique e da sua indústria energética", diz Thore E. Kristiansen, COO e administrador executivo da Galp.

Sobre a Coral Sul FLNG

O Coral Sul FLNG tem 432 metros de comprimento e 66 metros de largura, pesa cerca de 220.000 toneladas e tem a capacidade de acomodar até 350 pessoas no seu módulo de oito andares de habitação. Uma vez que a instalação FLNG esteja em funcionamento, a campanha de instalação terá início, incluindo as operações de amarração e ligação a uma profundidade de água de cerca de 2.000 metros por meio de 20 linhas de amarração com um peso total de 9.000 toneladas.

A instalação de tratamento e liquefacção FLNG tem uma capacidade de liquefacção de gás de 3,4 milhões de toneladas por ano (MTPA) e irá colocar em produção 450 mil milhões de metros cúbicos de gás do reservatório gigante de Coral, localizado na Bacia do Rovuma offshore.

Sobre a Área 4

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint-venture incorporada propriedade da Eni, ExxonMobil e CNPC, que detém uma participação de 70% no contrato de concessão de exploração e produção da Área 4. Para além da MRV, Galp, Kogas e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. detêm cada uma uma uma participação de 10% na Área 4. Eni é o Operador Delegado offshore e lidera a construção e operação da instalação flutuante de gás natural liquefeito em nome da MRV.