25/10/2021 | Resultados e informação financeira

Resultados do 3º trimestre e primeiros nove meses de 2021

A Galp apresenta hoje os resultados do terceiro trimestre e primeiros noves meses de 2021.

A Galp apresentou um conjunto de resultados robustos este trimestre, capturando a melhoria das condições macroeconómicas, nomeadamente os preços mais elevados do Brent, as melhores margens de refinação internacionais e os preços favoráveis de eletricidade na Península Ibérica. O nosso Ebitda ultrapassou os €600 m, num trimestre onde enfrentámos ainda alguns desafios operacionais, o que nos dá margem para melhorar ainda mais o nosso desempenho no futuro.

A nossa geração de caixa refletiu um efeito temporário relacionado com os nossos derivados para a mitigação do risco associado às diferenças de preços entre o aprovisionamento e fornecimento de gás natural, os quais foram impactados pela recente volatilidade registada nos mercados. Embora o nosso rácio de dívida líquida para Ebitda tenha aumentado ligeiramente, continuamos confiantes que o nosso fluxo de caixa vai permitir uma desalavancagem o que, juntamente com o caráter temporário destes efeitos, suportará uma remuneração acionista competitiva em relação a 2021.

Continuámos a nossa execução de acordo com o nosso compromisso de crescimento, tanto nos nossos negócios tradicionais como na expansão dos nossos projetos de energias renováveis, tendo igualmente dado passos importantes para assegurar o acesso a financiamento e desenvolvimento dos nossos negócios de baixo carbono. Estamos entusiasmados com a continua execução desta nossa aposta estratégica para os Renováveis, onde expandimos dentro e fora da Península Ibérica com a entrada no Brasil, contando atualmente com um portefólio de c.4,7 GW de capacidade bruta. Estes são tempos importantes na história da Galp e estou confiante de que estamos no caminho certo para prosperar na transição energética.

Andy Brown, CEO da Galp

Terceiro trimestre de 2021

O cash flow operacional ajustado (OCF)1 da Galp atingiu os €468 m, um aumento de €143 m YoY, suportado pela maior contribuição do Upstream e um melhor desempenho das atividades industriais. O cash flow das atividades operacionais (CFFO) foi de €175 m, incluindo um investimento em fundo de maneio, o qual considera contas margem temporárias de €373 m, relacionadas com derivados para a mitigação de risco entre o aprovisionamento de gás e os preços de venda.

Considerando os efeitos referidos anteriormente, a geração de free cash flow (FCF) foi negativa em -€113 m, com a dívida líquida em €2.028 m, refletindo também os dividendos pagos aos acionistas da Galp de €207 m.

O rácio de dívida líquida para Ebitda RCA situava-se em 1,1x no final do período.

1 O cash flow operacional ajustado (OCF) representa um proxy da performance operacional da Galp, excluindo efeitos de inventário, variações de fundo de maneio, bem como eventos especiais. A reconciliação deste indicador com o CFFO, de acordo com as normas IFRS, encontra-se no capítulo 6.3 Cash Flow do relatório trimestral.

O Ebitda RCA foi de €607 m, com os seguintes destaques:

• Upstream: O Ebitda RCA foi de €522 m, um aumento de €220 m YoY, refletindo o aumento dos preços do petróleo, apesar do maior desconto nas realizações, os quais compensaram a menor produção. O OCF foi de €364 m, comparado com €253 m no 3T20.

• Commercial: O Ebitda RCA foi de €87 m, um decréscimo de 17% YoY, enquanto o OCF foi de €84 m, também inferior 17% YoY, apesar do aumento dos volumes de vendas, uma vez que o 3T20 beneficiou de um maior contributo de segmentos de valor superior.

• Industrial & Energy Management: O Ebitda RCA foi de €15 m, face a -€12 m no 3T20, na sequência de uma melhoria do contexto de refinação, embora impactado por um contributo negativo do Energy Management, sobretudo devido às restrições de aprovisionamento de gás natural durante o período, ao aumento nos custos de regaseificação em Portugal e à variação negativa do desfasamento temporal das fórmulas de pricing de produtos petrolíferos.

• Renewables & New Businesses: O Ebitda RCA não foi relevante no 3T21, uma vez que a maioria das operações não são consolidadas. O Ebitda pró-forma2 das operações de renováveis atingiu os €28 m no período, beneficiando do preço solar na Península Ibérica.

O Ebit RCA aumentou €261 m YoY para €369 m, suportado pelo melhor desempenho operacional.

O resultado líquido RCA foi de €161 m, enquanto o resultado líquido IFRS foi de -€334 m, considerando um efeito de stock de €50 m e eventos especiais de -€545 m, que incluem variações no market-to-mark de derivados.

Primeiros nove meses de 2021

O OCF1 da Galp aumentou 59% YoY, para €1.383 m, enquanto que o Ebitda RCA foi de €1.678 m, um acréscimo de 45% YoY, beneficiando das melhores condições de mercado. O CFFO foi de €992 m, refletindo também um aumento do fundo de maneio, devido a contas margem de derivados.

O investimento totalizou €680 m, com o Upstream a representar 69% do total, enquanto que as atividades de downstream representaram 12% e as Renewables & New Businesses 17%. O investimento líquido registou €253 m, considerando os desinvestimentos durante o 1H21, com destaque para a participação na Galp Gás Natural Distribuição (GGND).

O FCF totalizou €633 m. Considerando os dividendos pagos a acionistas de €498 m e a interesses que não controlam de €78 m, assim como outros ajustes, a dívida líquida diminuiu €38 m, face ao final de 2020.

2 Pró-forma considera todos os projetos de renováveis como se fossem consolidados de acordo com as participações da Galp.

Outros destaques

Atualização da guidance para o ano 2021

A Galp atualizou as suas guidances para o ano de 2021, com base no desempenho até ao momento, e de acordo com a atualização das perspetivas operacionais e macroeconómicas.

O Ebitda RCA do Grupo é agora estimado ser superior a €2,3 bn (vs. € 2,0 bn considerados anteriormente):

• Upstream: O Ebitda RCA é estimado em c.€2,0 bn, agora assumindo um preço de Brent médio de c.$70/bbl, mas também refletindo ajustes na produção working interest.

• Commercial: O Ebitda RCA esperado é de c.€300 m, na sequência de uma recuperação inferior da procura de produtos petrolíferos na Ibéria.

• Industrial & Energy Management: O Ebitda RCA é estimado em <€ 100 m, uma vez que o desempenho positivo do Industrial, será compensado pelo menor contributo do Energy Management.

• Renewables: O Ebitda pró-forma estimado (não consolidado) é de c.€60 m, na sequência do aumento do preço da eletricidade na Ibéria.

O OCF é esperado superar €1,8 bn (vs. €1,7 bn considerados anteriormente), enquanto o investimento líquido é estimado no intervalo de €0,5 - 0,6 bn (vs. €0,5 – 0,7 bn considerados anteriormente).

Para aceder à informação completa clique aqui.