30/09/2020 | Brasil

Galp e parceiros do pré-sal brasileiro integram escoamento e processamento de gás natural

Acordo prevê integração dos gasodutos que transportam gás natural dos campos offshore da Bacia de Santos com unidades de processamento em terra. Nova modalidade abre opções adicionais a cada um dos parceiros para a comercialização do gás produzido, na perspetiva de abertura do mercado de gás brasileiro.

A Galp, a Petrobras, a Repsol Sinopec Brasil e a Shell Brasil, parceiras nos gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos, acordaram um novo enquadramento integrado para o escoamento do gás natural proveniente dos campos daquela região, integrando todas as rotas de escoamento disponíveis e as infraestruturas de processamento em terra.

Por meio deste acordo, as rotas de escoamento de gás 1, 2 e 3 da Bacia de Santos offshore serão interligadas e operadas como um Sistema Integrado de Escoamento de Gás (SIE). Os parceiros acordaram igualmente um Sistema Integrado de Processamento (SIP) com a definição dos termos de acesso das empresas às unidades de processamento de gás onshore ligadas ao SIE. Não existem alterações à propriedade de ativos.

A combinação entre o SIE e o SIP aumenta a flexibilidade operacional dos parceiros e a otimização de soluções de desenvolvimento. Adicionalmente, estes sistemas permitirão abrir novas opções de comercialização de gás alinhadas com o processo de liberalização do mercado de gás Brasileiro atualmente em curso.

A Galp detém atualmente participações em 11 unidades de produção, já ligadas ou em processo de o ser, aos sistemas SIE-SIP. Estas encontram-se integradas nos projetos Tupi e Iracema, no bloco BM-S-11, e nos projetos Berbigão/Sururu e Atapu, no bloco BM-S-11A.