29/05/2020 | Responsabilidade social

Escolas de Matosinhos e de Vila Real vencem prémio com projetos de proteção dos oceanos e casa sustentável

Investigação sobre os oceanos e espécies em perigo e projeto para casa comunitária de cariz ecológico são distinguidas pela Fundação Galp no Dia Mundial da Energia. Prémio para alunos do ensino básico marca arranque de nova fase dos projetos educativos que visam promover uma mudança de comportamentos através da educação e do conhecimento e que já impactaram mais de 1,7 milhões de alunos desde 2010

A Escola Básica de Ribeiras, em Matosinhos, e a Escola Básica n.º 3 de Vila Real foram as vencedoras da edição de 2020 dos prémios Future Up, na categoria de projetos desenvolvidos por alunos do 1.º ciclo de ensino. Desenvolvidos pela Fundação Galp, estes prémios têm por mote o conceito “O futuro está na tua energia” e visam promover uma mudança de comportamentos através da educação e do conhecimento, explorando e abordando junto da comunidade escolar temáticas como a transição energética, as energias verdes ou a mobilidade sustentável. O anúncio dos vencedores ocorre, como é já tradição, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Energia.

A Escola Básica de Ribeiras, em Matosinhos, foi distinguida com o projeto de desenvolvimento do Atelier Estudar os Oceanos. Um projeto que tem por base a obra “Mar: Atividiário”, a partir da qual será feita a investigação da geografia e características dos oceanos e mares do planeta Terra, incluindo o estudo de espécies marinhas em perigo.

A Escola Básica n.º 3 de Vila Real venceu com a Eco-casinha, um projeto de cariz ecológico, para uso dos alunos da Escola. Contando com o envolvimento da Comunidade Escolar, propõe a construção de uma Casa Sustentável, com aproveitamento de materiais (paletes), coletor de água da chuva e placas de acrílico para captação de luz solar e um forno solar.

Estes prémios são os primeiros atribuídos pela Fundação Galp depois da nova identidade do Movimento Educativo Galp, que dá pelo nome de Future Up, que desde 2010 impactou já mais de 1,7 milhões de alunos e professores, em quase 16 mil escolas, incluindo mais de 5 mil aulas dadas por 500 voluntários da Galp.

O novo modelo de prémios Future Up pretende abandonar a lógica dos projetos isolados e criar um movimento mais alargado em torno dos temas do consumo sustentável, do empreendedorismo e da tecnologia, contanto com os seus parceiros para este propósito. Nesta primeira atribuição dos prémios Future Up destinada ao 1º ciclo foram envolvidos mais de 450 alunos, de escolas de norte a sul de Portugal.

As categorias destes prémios são Energia e Consumo Sustentável, Proteção da Vida Marinha e Transformação Digital, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os projetos vencedores foram avaliados segundo critérios de Inovação, Impacto Social e Ambiental, Viabilidade Financeira, Modelo de Negócio, Sustentabilidade do Projeto, Comunicação e Equipa.

A situação de exceção motivada pela pandemia de Covid-19 impossibilitou que a entrega dos prémios ocorresse – à semelhança de anos anteriores – durante a realização de um Galp Energy Bootcamp. Em data a divulgar serão anunciados os vencedores nas competições que a Fundação Galp desenvolve com os seus parceiros e premiadas as equipas dos programas Apps for Good e Junior Achievment Portugal.

Imprimir

Partilhar: