21/01/2008 | Brasil

Nova descoberta de Gás Natural e Condensado no Pré-Sal da Bacia de Santos

O Consórcio formado pela Petrobras e pela Galp Energia, para exploração do bloco BM-S-24, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos, anunciou hoje que o poço Júpiter comprovou a ocorrência de uma grande jazida de gás natural e condensado no pré-sal da Bacia de Santos.

O Consórcio formado pela Petrobras e pela Galp Energia, para exploração do bloco BM-S-24, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos, anunciou hoje que o poço Júpiter comprovou a ocorrência de uma grande jazida de gás natural e condensado no pré-sal da Bacia de Santos. O poço de exploração está localizado a 290 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 37 Km a leste da área do Tupi, numa lâmina de água de 2.187 metros. A profundidade final do poço foi de 5.252 metros.

A descoberta foi comunicada hoje à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”), e está localizada em reservatórios com uma profundidade de cerca de 5.100 metros. A espessura do intervalo portador de hidrocarbonetos é de mais de 120 metros, sendo que a área desta estrutura pode ter dimensões similares às do Tupi.

O Consórcio dará continuidade às actividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões desta nova jazida, assim como das características dos reservatórios portadores de gás natural e condensado, através de um Plano de Avaliação de Descoberta, o qual está a ser elaborado e será encaminhado para a ANP, conforme previsto no Contrato de Concessão.

A Galp Energia tem uma participação de 20% no consórcio que explora o BM-S-24, cabendo 80% à Petrobras (operadora). Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a Galp Energia detém ainda participações noutros três blocos: BM-S-8 (14%), BM-S-11 (10%) e BM-S-21 (20%).

Imprimir

Partilhar: