25/06/2009 | Angola

Primeiro carregamento de petróleo do Tupi concluído

Concluiu-se, no passado dia 23, o offloading da primeira produção do campo Tupi. Este primeiro carregamento de petróleo totalizou cerca de 315.000 barris que foram transferidos do FPSO (Plataforma Flutuante de Produção, Armazenamento e Offloading) Cidade de São Vicente para o petroleiro Nordic Spirit, com destino ao porto de S. Sebastião no Estado de São Paulo, no Brasil.

Nesta fase inicial, toda a produção é obtida a partir do poço Tupi-Sul, o qual produz cerca de 14.000 barris de petróleo por dia, no âmbito do teste de longa duração que se estenderá por um período de 15 meses. Durante este período, serão ainda recolhidos dados técnicos fundamentais para avaliação e desenvolvimento dos outros reservatórios descobertos na bacia de Santos, como os de Iara, Iracema, Júpiter, Bem-te-Vi e Caramba.

Para o Presidente Executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira, “o dia 1 de Maio de 2009, dia em que se iniciou a produção do campo de Tupi, ficará como um marco na história da indústria petrolífera brasileira e mundial. É um orgulho e um privilégio para uma empresa nacional ser protagonista deste avanço. O dia 23 de Junho representa a incorporação no mercado das primeiras quantidades de crude provenientes do pré-sal da bacia de Santos, sendo assim outro dia que ficará na história deste grande projecto.”

O campo Tupi, descoberto em 2006, localizado no Bloco de exploração petrolífera BM-S-11, na bacia de Santos, é uma reserva de petróleo leve em águas profundas, com volumes recuperáveis estimados entre cinco a oito mil milhões de barris de petróleo e gás natural. A jazida explorada pelo poço Tupi-Sul encontra-se numa área onde a lâmina de água é da ordem dos 2.200 metros, a cerca de 5.000 metros de profundidade sob uma sequência de formações salíferas com mais de 2.000 metros de espessura.

Para além da participação de 10% no Bloco BM-S-11, a Galp Energia participa nos consórcios de exploração dos Blocos BM-S-8, BM-S-21 e BM-S-24 também na bacia de Santos. As descobertas recentes na bacia de Santos – o Tupi, Iara e Iracema no BM-S-11, Júpiter no BM-S-24, Bem-te-Vi no BM-S-8 e Caramba, no BM-S-21, tornaram esta região no suporte da estratégia de longo prazo da Galp Energia na actividade de Exploração e Produção.

A Galp Energia está presente em mais de 20 projectos de exploração e produção no Brasil, em parceria com a Petrobras.