15/10/2019 | Inovação e desenvolvimento

Jorge Fernandes é o novo Diretor de Inovação da Galp

Energética reforça aposta no desenvolvimento de novos modelos de negócio e de novas soluções tecnológicas com um posicionamento mais virado para o ecossistema de inovação. Jorge Miguel Fernandes chega à Galp depois de ter liderado direções de inovação em empresas como a Kraft Foods, Nestlé, DSM ou Clariant

A Galp está a reforçar a sua aposta no desenvolvimento de novos modelos de negócio e de novas soluções tecnológicas, de forma a posicionar a empresa na vanguarda de áreas como a transição energética, a economia circular e a prestação de serviços integrados para a mobilidade. Nesse sentido, a energética reforçou sua Direção de Inovação com a contratação de Jorge Miguel Fernandes, antigo diretor de inovação e qualidade em empresas como a Kraft Foods, a Nestlé ou, mais recentemente, a Clariant.

Na Galp, Jorge Miguel Fernandes vai liderar a  transformação da Direção de Inovação da empresa para um modelo de funcionamento mais virado para o ecossistema de inovação, não apenas em Portugal mas também nos mercados internacionais.

O objetivo é identificar oportunidades de mercado centradas no cliente, com tecnologias inovadoras ou novas parcerias, que possam integrar o portefólio e as operações da Galp. Um caminho que será fortemente sustentado nas preocupações de sustentabilidade, de digitalização e de gestão de dados que são cada vez mais relevantes no roadmap da Galp.

Licenciado em Microbiologia na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, em 1999, Jorge Miguel Fernandes completou posteriormente o International MBA do IE Business School em Madrid, em 2005.

A sua carreira profissional levou-o a estar cerca de 20 anos fora de Portugal, com um percurso ‘dividido’ entre a indústria alimentar e a indústria química, complementado por algumas experiências como investidor ou conselheiro estratégico de startups e organizações de inovação.

Entre as empresas por onde passou contam-se a Kraft Foods, entre janeiro de 2001 e agosto de 2007, com funções que foram desde cientista a coordenador de qualidade, passando por uma experiência de project manager de oito meses no Egipto.

Esteve depois cerca de três anos na Nestlé como Innovation Acceleration Team Project Leader e Team Manager, antes de uma experiência de mais de seis anos na DSM, primeiro como Director Innovation Process e depois como VP Innovation Program Office. Entre 2014 e 2017 acumulou estas funções com a participação nos Advisory Boards da Agência Nacional de Inovação e da COTEC Portugal.

Entre janeiro de 2018 e junho de 2019 integrou os quadros da Clariant como Head of Innovation Excelence.

Imprimir

Partilhar: