31/05/2012 | Brasil

Novos dados comprovam a continuidade da descoberta de Carcará no pré-sal da Bacia de Santos

A Galp Energia, parceira do consórcio para a exploração do bloco BM-S-8, informa sobre os novos dados obtidos na perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), informalmente conhecido como Carcará, os quais reforçam a importância desta descoberta de petróleo de boa qualidade.

A Galp Energia, parceira do consórcio para a exploração do bloco BM-S-8, informa sobre os novos dados obtidos na perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), informalmente conhecido como Carcará, os quais reforçam a importância desta descoberta de petróleo de boa qualidade. Este poço está localizado em águas ultraprofundas do pré-sal da bacia de Santos, a 232 km de distância da costa do Estado de São Paulo.

O poço Carcará está a ser perfurado em lâmina de água de 2.027 metros e, até ao momento, comprovou uma coluna contínua de 171 metros de petróleo em reservatórios de excelente qualidade. Foram retiradas novas amostragens de petróleo de cerca de 32º API, em reservatórios situados até 5.910 metros, que também comprovam a continuidade da descoberta comunicada previamente ao mercado, em março de 2012.

Este poço continua a ser perfurado a 5.926 metros de profundidade, ainda dentro da zona de petróleo, visando determinar o limite inferior dos reservatórios e identificar a espessura total das zonas de interesse.

O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da área, conforme o Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

A Galp Energia, através da sua subsidiária Petrogal Brasil, detém uma participação de 14% no consórcio que explora o bloco BM‐S‐8, cabendo 66% à Petrobras (operadora), 10% à Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás e 10% à Queiroz Galvão Exploração e Produção.

Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a Galp Energia detém ainda participações noutros três blocos: BM-S-11 (10%), BM-S-21 (20%) e BM-S-24 (20%).

Fonte: Galp Energia, SGPS, S.A.

Imprimir

Partilhar: