21/12/2020 | Refinação

Galp concentra operações de refinação em Sines

As alterações estruturais dos padrões de consumo de produtos petrolíferos, motivadas pelo contexto regulatório Europeu e pelos efeitos da pandemia COVID-19, originaram um impacto significativo nas atividades industriais de downstream da Galp.


Após uma rigorosa avaliação de alternativas, a Galp irá concentrar as suas atividades de refinação e desenvolvimentos futuros no complexo de Sines e descontinuar as operações de refinação em Matosinhos a partir de 2021.


A Galp continuará a abastecer o mercado regional mantendo a operação das principais instalações de importação, armazenamento e expedição de produtos existentes em Matosinhos, encontrando-se a desenvolver as soluções adequadas para a necessária redução da força laboral e a avaliar alternativas de utilização para o complexo.


O aprovisionamento e a distribuição de combustíveis no país não serão impactados por esta decisão. 


Esta reconfiguração permitirá uma redução de mais de €90 m por ano em custos fixos e investimentos, e c.900 kt das emissões de CO2e (scope 1 e 2) associadas ao sistema atual. O valor contabilístico dos ativos a serem descontinuados é de c.€200 m.


A Empresa irá focar-se no aumento da resiliência e competitividade do complexo industrial de Sines, com uma capacidade de processamento de crude de 220 kbpd e equipado com unidades de maior conversão, estando em análise iniciativas com vista ao aumento da sua eficiência processual e energética, bem como a integração de produção de biocombustíveis avançados e de outros produtos com baixo teor de carbono e maior valor acrescentado. Os investimentos potenciais associados a estas iniciativas poderão ser suportados pelas poupanças da reestruturação em curso e pelos mecanismos de apoio à transição energética.
 

Imprimir

Partilhar: