04/09/2020 | Brasil

Teste dinâmico de produção no poço Apollonia concluído com sucesso na área de Júpiter

A Galp, parceira do consórcio BM-S-24, informa que foi concluído com sucesso o teste dinâmico de produção (DST) do poço 3-BRSA-1246-RJS (3-RJS-732), informalmente denominado Apollonia, o que representa um marco importante para o avanço da descoberta de Júpiter na bacia de Santos da região do pré-sal.

Os resultados preliminares do DST reforçam o potencial do reservatório de Júpiter, com amostras de condensado de elevado valor agregado. Esta avaliação foi realizada num intervalo de 150 metros, dentro da coluna de gás de 226 metros, de um total de 318 metros de reservatório.

O teste foi concluído em agosto, visando os condensados na capa de gás de Júpiter, e atingiu os seus objetivos de recolher amostras de fluidos e melhorar o entendimento da dinâmica dos fluidos do reservatório. Dado o rácio elevado de condensado-gás (CGR) e o alto conteúdo de CO2, este DST é considerado um grande avanço técnico.

As amostras de fluido recolhidas no DST serão utilizadas para testar a eficiência da separação gravítica em altas pressões da tecnologia HISEP® da Petrobras. A calibração do HISEP® com o fluido de Júpiter é essencial para a validação e qualificação da tecnologia, e pode potenciar a viabilidade de um projeto piloto para Júpiter.

A declaração de comercialidade (DoC) de Júpiter foi adiada em 2016, dada a complexidade do campo, o que permitiu ao consórcio BM-S-24 dar continuidade aos estudos de desenvolvimento da descoberta. A Galp, através da sua subsidiária Petrogal Brasil, detém 20% do consórcio, enquanto a Petrobras (operadora) detém os restantes 80%.

Imprimir

Partilhar: