24/11/2025 | Institucional

Todos os Passos Contam 2025: Movimento aumenta meta para 1,5 milhões de refeições e recebe Alto Patrocínio do Presidente da República

• Adesão sem precedentes de mais de 75 mil participações permitiu cumprir objetivo inicial de 1 milhão de km em tempo recorde.
• Até 10 de dezembro, objetivo é agora de doar até 1,5 milhões de refeições a famílias vulneráveis.
• Movimento nacional passa a contar com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

A 6.ª edição da iniciativa Todos os Passos Contam acaba de atingir o seu objetivo: alcançar um milhão de quilómetros percorridos que convertem na entrega de um milhão de refeições a famílias vulneráveis identificadas pela Rede de Emergência Alimentar.

Desde o lançamento do projeto em 2021, esta é a primeira vez que a meta é atingida antes do final da iniciativa, que este ano acontece a 10 de dezembro. Com a maior participação de sempre, a edição 2025 contabilizou já mais de 75 mil participações.

Dado a elevada participação, a Galp e a sua Fundação continuam a mobilizar Portugal e aumentam agora a ambição, apontando para uma nova meta de 1,5 milhões de quilómetros. Cumprido este novo objetivo, o Todos os Passos Contam terá doado mais de 5,5 milhões de refeições desde o seu início.

O movimento passou também a contar com o Alto Patrocínio do Presidente da República, uma chancela de reconhecimento que atesta a atual escala nacional deste movimento e o seu real impacto junto da comunidade.

Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA, destaca que "contarmos com o Alto Patrocínio do Presidente da República é algo que muito nos orgulha e prestigia. É um claro incentivo na nossa missão social e para todos os envolvidos neste grande movimento". Por sua vez, Sandra Aparício, diretora-executiva da Fundação Galp, refere que "ao dia de hoje, este já não é um projeto apenas da Galp e da sua Fundação, mas sim de todos os portugueses – um autêntico movimento nacional que nos motiva diariamente a fazer mais e melhor".

Nesta 6.ª edição caminhar continua a representar mais de metade dos quilómetros registados. Segue-se a corrida (25%), o ciclismo (18%) e outras atividades físicas (3%). O distrito de Lisboa foi o que mais contribuiu (+300 mil km), seguindo-se o distrito do Porto (+127 mil km), de Setúbal (+105 mil km), de Aveiro (+65 mil km) e Braga (+53 mil km).

Além da Fundação Galp e da Rede de Emergência Alimentar, o movimento tem o apoio dos membros fundadores TVI e Rádio Comercial e também da GNR e Câmaras Municipais de Alcoutim, Arganil, Cascais, Loures, Matosinhos, Porto, Santiago do Cacém e Sines.

Participar na iniciativa é bastante simples: basta partilhar um print screen do registo de cada atividade física, com o número de quilómetros percorridos visível, no site todosospassoscontam.galp.com.

Importa recordar que cada registo pode resultar de qualquer tipo de atividade física: uma simples caminhada até ao trabalho, uma corrida, um passeio de bicicleta ou um jogo de padel.

Imprimir

Partilhar: