Galp 21

O Galp 21 é um programa de cooperação universitária que tem por finalidade o desenvolvimento anual de 21 estudos e trabalhos realizados por estudantes ou mestrandos em três universidades de referência - Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este tem por objetivo a identificação de sistemas e comportamentos energéticos racionais, aplicáveis na indústria e edifícios.

Anteriormente denominado por Galp 20-20-20-20, o Galp 21 concluiu em 2017 a sua 11.ª edição e é considerado o maior programa em Portugal de investigação em matéria de eficiência energética.

O programa assenta num sistema de tutoria partilhada dos trabalhos entre a Galp (o gestor de cliente), a empresa cliente e a respetiva universidade. A realização dos estudos é acompanhada pela Galp, com o objetivo de contribuir para a sua materialização em projetos concretos de eficiência energética nos seus clientes.

Pretendemos que este programa passe a responder a um novo desafio, o da Economia Circular. Para tal, os projetos a serem desenvolvidos passarão a incluir este tema, tendo em vista a utilização racional dos recursos e a proteção da biodiversidade.
Até 2020, as medidas de eficiência energética que iremos propor aos nossos clientes/parceiros abrangidos por este programa irão permitir, em caso de implementação, evitar, em média, a emissão de 10% de ton CO2/ano, nos processos avaliados.

Incentivos aos participantes

Para além de uma bolsa, os jovens abrangidos por este programa também estão automaticamente habilitados a participar num concurso que premeia monetariamente os três melhores trabalhos realizados em cada universidade.

Desde 2007, passaram por este projeto 213 bolseiros colocados em outras tantas empresas e entidades públicas.

Em 2017, foram propostas 116 medidas, tendo sido implementadas 20,7% das mesmas pelas entidades participantes. A totalidade das medidas propostas permitira reduções médias de 10,4% do consumo de energia primária e de 9,4% das emissões de CO2, com o tempo de retorno de investimento (médio) de 3,9 anos.

Lista de empresas e entidades participantes no Galp 21.

Mais sobre o nosso trabalho com clientes

Imprimir

Partilhar: