Procuramos desenhar uma estratégia que responda ao contexto atual e ao futuro da energia e da mobilidade, garantindo a resiliência e a agilidade da Galp num mundo cada vez mais complexo, rápido e em constante mudança.
Estamos focados no desenvolvimento de negócios sustentáveis e geradores de valor, enquanto empresa integrada de energia, através de um portfólio diferenciado, que vai da produção de petróleo e gás natural às energias renováveis, de uma base industrial orientada para as novas necessidades de mercado, através da adaptação, eficiência e transformação contínua dos processos, e de soluções comerciais mais inovadoras que promovam a transição energética dos nossos clientes e consumidores.
Riscos climáticos
A Galp tem trabalhado na categorização dos riscos climáticos físicos e de transição nas suas atividades. Esta análise visa avaliar a resiliência da nossa estratégia de acordo com diferentes cenários, bem como identificar os riscos e oportunidades mais relevantes.
Para assegurar uma gestão adequada destes riscos, a Empresa definiu a sua Política de Gestão de Risco que define objetivos, processos e responsabilidades, permitindo à Galp estabelecer uma estrutura de gestão de risco robusta e gerir a exposição ao risco de acordo com o Apetite para o Risco da Empresa, assegurando simultaneamente o cumprimento da conformidade legal, regulatória e ética em todos os segmentos de negócio.
As diretrizes da Política de Gestão de Risco identificam, avaliam e gerem os riscos e oportunidades associados à estratégia da Empresa, incluindo riscos e oportunidades emergentes. Em 2021, a Galp identificou os riscos climáticos como um risco principal.
A Galp integrou as recomendações do TCFD na identificação destes riscos climáticos. Variáveis físicas crónicas (como o aumento da temperatura média, número de dias extremamente quentes e frios, vento médio, precipitação média, subida do nível do mar) e agudas (frequências de eventos extremos como precipitação, vento e probabilidade de incêndio) bem como variáveis de mercado (preços de CO2 e da eletricidade, margem de refinação e procura de petróleo & gás) foram recolhidas para estimar o impacto dos riscos climáticos nas operações da Galp e o value at risk.
No âmbito do plano de mitigação e adaptação desenvolvido, com medidas para evitar ou reduzir os riscos associados e fomentar as oportunidades, a Galp apresentou uma estratégia renovada para regenerar o seu Portfólio, renovar Relações e reenergizar as Pessoas. A Galp vai ampliar o negócio das renováveis, expandir a posição na cadeia de valor de eletricidade e desenvolver novas energias para acelerar a descarbonização, com a ambição de se tornar neutra em carbono até 2050.
Para mais informações sobre a estratégia renovada da Galp, consulte a nossa Estratégia.