Missão Power UP

A Missão Power UP veio reforçar o nosso objetivo de divulgar o tema da eficiência energética nas escolas e comunidades envolventes.

Enquadramento

Compromissos Galp

Na Galp, temos o compromisso de envolver a comunidade e demais partes interessadas, promovendo a criação de valor partilhado.

Adicionalmente, procuramos contribuir para a satisfação das necessidades energéticas futuras e minimizar a intensidade carbónica da atividade.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 

Assegurar o acesso à energia acessível, fiável, sustentável e moderna para todos.

 

Implementar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os impactes associados.

 

Contexto

A nossa estratégia

Os nossos projetos educativos levam mais longe o nosso objetivo de promoção da eficiência energética e de hábitos de consumo de energia mais sustentáveis nas escolas, bem como nas famílias dos alunos e comunidade onde se inserem.

Enquanto operador integrado de energia temos como estratégia agir hoje a pensar no amanhã. Assim, acreditamos que através das nossas iniciativas, acrescentamos valor, apostamos no desenvolvimento sustentável do nosso país e investimos nos decisores do futuro, enquanto consumidores informados e influentes.

Assim, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar para uma mudança de comportamentos relacionados com o consumo mais eficiente de energia, temos atuado na área da educação a nível nacional. Atualmente, desenvolvemos nas escolas três projetos educativos: a Missão up, o Power up e o Switch up.

Porque é importante para a Galp e para os seus Stakeholders?

Na Galp, estamos comprometidos com um futuro energético mais sustentável e incorporamos esta missão na nossa estratégia.

Temos a convicção que a educação sobre a energia e a eficiência energética assume um papel de relevo na atuação da Empresa. Prova disso são os projetos educativos que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos. A mudança de comportamentos é um objetivo transversal a todos os projetos educativos que dinamizamos, centrados no consumo responsável e eficiente de energia.

O projeto

O Power up é um projeto educativo sobre eficiência no consumo de energia, à semelhança do projeto Missão up e Switch up. O projeto surgiu no ano letivo 2014/2015, com o objetivo de estender a Missão up | Unidos aos alunos do 2º e 3º ciclos.

Na Power up, as escolas poderão reduzir a sua pegada energética trabalhando como uma equipa em várias atividades e jogos pedagógicos.

Tendo por base as orientações curriculares do Ministério da Educação, os temas do Power up abordam as fontes de energia, mobilidade sustentável, eficiência e pegada energética. Estes conteúdos ajudam a complementar as aulas sobre energia e estão disponíveis no portal online do projeto.

No portal, os conteúdos programáticos estão divididos em duas secções: alunos e professores. Em cada uma delas é possível encontrar os temas e o ciclo escolar correspondente.

Objetivos

O Power up partilha os mesmos objetivos da Missão up, que se dividem em 3 tipos: objetivos pedagógicos, objetivos de comunicação e objetivos de eficiência no consumo de energia.

Os objetivos pedagógicos centram-se no fornecimento de ferramentas para que as crianças interiorizem os conceitos básicos relacionados com a eficiência do consumo de energia. Por outro lado, o foco está também na relação da eficiência do consumo de energia com as práticas do dia-a-dia, de forma mostrar como pequenas mudanças podem levar a grandes benefícios e poupanças de energia.

Objetivos de comunicação:

  • Divulgação de boas práticas sobre o consumo de energia;
  • Transporte do tema para uma comunidade mais alargada, utilizando como veículo de comunicação um público especialmente interessado e motivado — as crianças;
  • Enquadramento da eficiência no consumo de energia no âmbito da sustentabilidade, explicando o fenómeno das alterações climáticas e mostrando, assim, os impactes positivos das mudanças de comportamento.

Objetivos de eficiência no consumo de energia:

  • Tornar o público no motor de mobilização e motivação para verdadeiras mudanças de comportamento no consumo de energia;
  • Criar consumidores mais conscientes e simultaneamente uma sociedade mais informada sobre este tema.

Desta forma, o projeto pretende promover uma ação colaborativa na escola e gerar uma oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos sobre eficiência energética.

O programa desafia os alunos a organizarem-se em equipas com diferentes membros da comunidade escolar, dividindo tarefas, potenciando as mais-valias de cada membro e trabalhando em conjunto para a implementação das ações.

Público-alvo

Este projeto foi desenvolvido a pensar nos alunos do 2.º e/ou 3.º ciclo, mas os seus conteúdos são também dirigidos aos professores, comunidade e pais e encarregados de educação.

A principal ferramenta utilizada

Dado o público-alvo a que se dirige o projeto, a principal ferramenta é uma plataforma online com jogos pedagógicos que abrangem as temáticas do projeto e potenciam a exploração das mesmas, incentivando a participação das equipas.

Assim, a avaliação final das escolas engloba não só as ações implementadas pelas equipas, mas também a pontuação obtida pelas mesmas nos jogos.

A Power up tem também disponíveis aplicações no Google Play e na App Store. As aplicações permitem o acesso aos jogos através de um smartphone.

Estrutura do projeto

Os parceiros

O projeto tem parcerias com:

  • Direção Geral da Educação (DGE);
  • Agência para a Energia (ADENE);
  • Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
  • Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO);
  • Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

No ano letivo de 2015/16, o Power up contou ainda com o financiamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC).

Além destes parceiros, o projeto conta também com parceiros de implementação como a Wiz Interactive, a Sair da Casca, Sustainability intelligence in action e a MESAboardgames.

Como participar?

Todas as escolas com o 2.º e/ou 3.º Ciclo do Ensino Básico podem aderir ao Power up. Para participar neste projeto cada escola tem que formar equipas multidisciplinares compostas por professores, alunos, membros da direção da escola, assistentes operacionais ou outros colaboradores. As equipas participam num concurso que premeia a implementação de várias ações que promovam a eficiência energética na escola.

As equipas devem primeiro fazer o diagnóstico energético da escola, com o nosso apoio, para depois definirem e implementarem ações que contribuam para um consumo mais eficiente de energia.

Resultados

Os indicadores do Power up recolhidos desde a sua primeira edição, no ano letivo 2014/2015, demonstram grande interesse das escolas e alunos em participar no projeto.

  • Alunos
    +75k Alunos
  • Professores
    +10k Professores
  • Aulas
    115 Aulas
  Ano lectivo 2014/2015 Ano lectivo 2015/2016 Ano lectivo 2016/2017
Escolas 38 77 105
Alunos - 34.451 43.630
Aulas de energia - 74 105

Lições aprendidas

Este projeto veio demonstrar que o investimento na sensibilização e mobilização para uma mudança de comportamentos relacionados com o consumo mais eficiente de energia tem reflexos muito positivos, a nível de todas as entidades envolvidas e “impactadas” nomeadamente:

  • Alunos;
  • Professores;
  • Pais e encarregados de educação;
  • Outros elementos da comunidade.

Com uma boa comunicação dos objetivos do projeto e o envolvimento de todas as partes interessadas, é possível dar às crianças as ferramentas necessárias para interiorizarem os conceitos básicos relacionados com a eficiência no consumo de energia.

Desta forma, elas vão acabar por transmitir esses conhecimentos e induzir à adoção de novos comportamentos, junto de colegas, professores, pais, encarregados de educação e outros membros da comunidade.

Estes projetos têm permitido levar o tema da eficiência no consumo de energia a uma comunidade alargada, utilizando como veículo um público especialmente motivado: as crianças e jovens.