Novos Negócios

A Galp procura ativamente identificar e desenvolver oportunidades de negócio e de valor para o futuro com o potencial de se tornarem negócios robustos e autónomos, em áreas relacionadas com a sustentabilidade, transição energética, transportes, infraestruturas e produção.

A Galp está a trabalhar ativamente no sentido de identificar e desenvolver novas oportunidades de negócio para impulsionar o crescimento e a rentabilidade. A criação destas pools de valor para o futuro aumenta o potencial de gerar novas empresas autónomas, em áreas relacionadas com a sustentabilidade, a transição energética, os transporte, infraestruturas e produção. Com novas empresas criadas,  a Empresa pode alcançar novos mercados, aproveitando simultaneamente o modelo e as capacidades empresariais existentes.

Destaques 2022

Cadeia de Valor das Baterias (BVC)

As tecnologias de armazenamento de energia irão desempenhar um papel fundamental no caminho para uma transição sustentável, uma vez que a União Europeia (UE) pretende tornar-se ativa na produção de baterias de iões de lítio e na mobilidade elétrica. O caminho da Europa para o net zero requer um grande incentivo no sentido da eletrificação das indústrias e transportes e da mobilidade elétrica. Estas foram identificadas como sendo as áreas de onde se podem tirar os maiores benefícios. O setor dos transportes é crucial para alcançarmos um sistema energético mais sustentável.

Portugal tem potencial para desenvolver uma cadeia de valor integrada graças à disponibilidade de recursos endógenos renováveis, a disponibilidade de espodumena de lítio, capacidade automóvel próxima, infraestruturas e localização geográfica.  

A Galp encontra-se numa posição privilegiada para participar no desenvolvimento de uma cadeia de valor local e integrada devido à sua experiência na operação de grandes negócios industriais e processos químicos, na obtenção e comercialização de matérias-primas, know-how nas energias renováveis e uma mão-de-obra altamente qualificada.

A Galp deu um primeiro passo significativo para se tornar pioneira no que toca ao processamento de lítio da cadeia de valor das baterias. A 50/50 joint venture entre a Galp e a Northvolt ("Aurora JV") foi concluída do ponto de vista jurídico, tendo sido feitos progressos significativos no projeto de construir e colocar em funcionamento uma instalação de processamento de lítio em Portugal, com capacidade de produção anual até 35 kton de hidróxido de lítio, que podem representar 50 GWh em produção de baterias por ano (aproximadamente 700 k veículos eléctricos por ano).  

Com o início da produção previsto para 2026, o projeto utilizará um processo de conversão comprovado, aproveitando as recentes melhorias e tecnologias de processo para aumentar a sua sustentabilidade e eficiência. Além disso, a joint venture Aurora procura fazer uso de energia verde para alimentar o processo de conversão, minimizando assim a dependência do gás natural como acontece na abordagem convencional.  

A Galp continua a explorar outras oportunidades de negócio no crescente mercado da cadeia de valor das baterias, aproveitando o know-how e a robustez da rede adquirida enquanto desenvolve o projeto Aurora e o atual apoio social, político e financeiro de projetos que permitem a transição energética.  

Corporate Venture Capital e outros negócios

Em 2022, a Galp intensificou as suas atividades de Corporate Venture Capital e fez o seu primeiro investimento direto de $5 m na 6K, uma empresa que desenvolve tecnologia de fabrico de materiais catódicos disruptivos.

A empresa 6K dedica-se ao processo inovador da tecnologia avançada de plasma de microondas para produzir pós metálicos para aplicações especializadas, incluindo materiais catódicos. A 6K centra-se na produção de materiais “verdes” e de bateria de baixo custo para reduzir o impacto ambiental da produção global de materiais de bateria de forma rentável e sustentável. Em termos estratégicos, o investimento na 6k encaixa bem nas ambições de Galp em se posicionar na cadeia de valor das baterias.

A Galp continuará a avaliar oportunidades de investimento que visem áreas de elevada relevância estratégica para as ambições da Empresa na transição energética, e que permitam uma exposição a redes de empreendedores melhores e mais globais e a outras empresas com as quais as oportunidades relevantes poderão ser exploradas em conjunto.

Além disso, a Galp irá insistir no crescimento do seu pipeline de oportunidades de investimento não apenas na cadeia de valor das baterias, mas também em áreas como o hidrogénio, a economia circular e as energias renováveis, procurando executar aquelas que se revelem mais atrativas tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista estratégico. Estes investimentos irão complementar os novos esforços de desenvolvimento de negócios nestas áreas estratégicas. 

Imprimir

Partilhar: