Além disso, a produção de biocombustíveis também garante alguma segurança no fornecimento de biocombustíveis, garantindo algum nível de integração e ajudando a cumprir as metas de incorporação de biocombustíveis.
A Galp opera a Enerfuel, uma unidade industrial em Sines, que produz biodiesel FAME (fatty acid methyl ester) 100% proveniente de resíduos, através da transformação de óleos alimentares usados e gorduras animais.
A Enerfuel tem uma capacidade instalada de 25 kton de biodiesel pro ano e em 2019 produziu mais de 23 kton, o que equivale a uma redução de 68 kton das emissões de CO2.
Adicionalmente, a Galp é também produtora de Hydrogenated Vegetable Oil (HVO), através de uma unidade de hidrogenação na refinaria de Sines, a partir do coprocessamento de óleo vegetal em conjunto com gasóleo, resultando num biocombustível com características semelhantes aos fuels de origem fóssil. Em 2019, a produção foi próxima de 30 kton, o que equivale a uma redução de 50 kton de emissões de CO2.
A Galp na sua atividade comercial incorporou 310 km3 de biocombustíveis em Portugal e Espanha, evitando a emissão de 353 kton de CO2, quando comparando com combustíveis de origem exclusivamente fóssil.