Cogeração

A cogeração consiste na produção simultânea de energia térmica (calor) e energia mecânica (elétrica), a partir de um único combustível.

Procede-se ao aproveitamento local do calor residual originado nos processos termodinâmicos de geração de energia elétrica que, de outra forma, seria desperdiçado.

Nos processos convencionais de transformação da energia fóssil em energia elétrica (centrais termoelétricas) a maior parte da energia contida no combustível é transformada em calor e perdida para o meio ambiente.

As cogerações da Galp

A capacidade instalada da Galp para produção de eletricidade através de cogerações totaliza 173 MW, estando as cogerações mais relevantes instaladas nas refinarias de Sines e Matosinhos.

Estas são uma importante fonte de consumo de gás natural, bem como uma importante fonte de energia para a operação das refinarias.

As centrais de cogeração das refinarias de Sines e Matosinhos são as maiores do país, o que coloca a Galp no primeiro lugar da utilização de tecnologia de cogeração em Portugal.

Atualmente, estas centrais são a única fonte de geração de energia elétrica da Galp sujeita a produção em regime especial, ou seja, com acesso prioritário à rede e venda a uma tarifa regulada.

  Capacidade instalada (MW) Vendas de electricidade à rede (GWh) Energia térmica produzida (GWh) Consumo de gás natural (mm³)
Sines 82 616 1.410 228
Matosinhos 82 672 1.412 244
Outras 9 37 45 8
Total 173 1.325 2.867 480