Energy Management

A Galp pretende reforçar o papel do Energy Management nas suas operações, permitindo a criação de valor através da integração, abrangendo petróleo bruto, produtos petrolíferos, gás natural e eletricidade. A Empresa irá capturar novas oportunidades de trading, através da gestão da margem integrada, da otimização do supply-to-sourcing e da otimização da dinâmica de vendas e da gestão do risco.

Matérias-primas e produtos petrolíferos

A Galp gere a procura de petróleo bruto e de outras matérias-primas, maximizando a sua margem de refinação capturada, tendo em conta a estratégia de diversificação da oferta e de extração de valor da base de ativos existente.

A Galp importou petróleo de 11 países diferentes, com os crudes médios e pesados a representarem 87% do total. Em 2021, apenas foram processados crudes sweet.

Os produtos petrolíferos resultantes das nossas atividades de refinação e trading são direcionados internamente para a unidade Commercial, e externamente para outros operadores e exportações. Em 2021, os volumes vendidos totalizaram 14,8 mton, dos quais 7,0 mton foram vendidos à área Commercial, 2,8 mton a outros operadores e 5,0 mton foram exportados.

Os E.U.A., particularmente a Costa Leste, continuam a ser um destino relevante para a exportação de componentes pesados da gasolina. O fuelóleo, a gasolina e o gasóleo foram os principais produtos exportados, representando 34%, 31% e 26% das exportações totais, respetivamente, na sua maioria para os E.U.A., Espanha e Gibraltar.

Gás natural

A Galp possui um negócio ativo de aprovisionamento e trading de GN/GNL.

Atualmente, os fornecimentos de GN e GNL da Galp são obtidos principalmente através de contratos a longo prazo estabelecidos com a Sonatrach na Argélia e com a Nigeria LNG na Nigéria. Estes representaram cerca de 88% das fontes de aprovisionamento da Empresa em 2021.

Em paralelo, a Galp explora também outras fontes de aprovisionamento, nomeadamente os mercados espanhol e francês. As restantes necessidades são cobertas através de operações de mercado spot.

A Galp e a Sonatrach assinaram um acordo em 2019, no qual a Galp continuará a abastecer-se de gás natural proveniente da Argélia, através do gasoduto Medgas para a Península Ibérica. A Galp assegurou 1 bcm (c.12 TWh) por ano durante um período de 5 anos.

Em 2020, a Galp assinou um Sales and Purchase Agreement (SPA) com a Nigeria LNG Limited para o fornecimento de 1 mtpa (c.16 TWh) de GNL durante um período de 10 anos.

Com o objetivo de diversificar e aumentar a competitividade do seu cabaz de aprovisionamento a longo prazo, a Galp assinou um acordo com a Venture Global LNG para a aquisição de 1 mtpa (c.16 TWh) do terminal de exportação de GNL em Calcasieu Pass, E.U.A., durante um período de 20 anos, com início em 2023. Em 2020, a Galp acordou a contratação de um navio de transporte de GNL da Pan Ocean Co., Ltd. por um período inicial de 5 anos, para o transporte de GNL da Venture Global GNL.

A Galp desenvolve a sua atividade de trading de GN/GNL no mercado internacional e tem também vindo a consolidar a sua posição nos mercados de gás natural em polos europeus, nomeadamente Espanha, França e Países Baixos, através da atividade de trading de rede.

O gás natural resultante das nossas atividades de aprovisionamento é direcionado internamente para a unidade Commercial e autoconsumos na refinaria de Sines, e externamente para atividades de trading e electroprodutores. Os volumes de GN/GNL vendidos através da atividade de trading foram inteiramente comercializados em trading de rede.

Além disso, a Galp está a trabalhar ativamente para explorar todas as opçõespara a venda do seu gás associado produzido no Brasil. Na sequência da liberalização do mercado de gás natural no Brasil, a Galp estabeleceu uma série de contratos com início comercial a 1 de janeiro de 2022.

No final do ano de 2021, a Galp celebrou um acordo com a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) para vender uma parte da produção de gás natural do seu portefólio. Adicionalmente, a Galp assegurou a aquisição à Repsol Sinopec da produção de gás natural do campo de Sapinhoá Norte, alargando as suas alternativas de aprovisionamento no Brasil.

De forma a assegurar o acesso às infraestruturas de processamento e transporte, a Galp assinou acordos com a Petrobras e a Transportadora Associada de Gás, respetivamente.

Trading

A Galp desenvolve a sua atividade de trading de GN/GNL no mercado internacional e tem também vindo a consolidar a sua posição nos mercados de gás natural em polos europeus, nomeadamente Espanha, França e Países Baixos, através da atividade de trading de rede.

Eletricidade

A Galp está presente no mercado de eletricidade através do Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), tanto no mercado spot (OMEL) como no mercado de futuros (OMIP). Esta atividade visa sobretudo otimizar o aprovisionamento e a produção de energias renováveis da Galp, garantindo as necessidades do negócio da Commercial e permitindo a criação de valor.

A Galp detém atualmente dois contratos de longo prazo para a compra de energia renovável de parques solares, num total de aproximadamente 650 GWh por ano, como parte da estratégia para assegurar um fornecimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis.

Imprimir

Partilhar: