A Galp beneficia do acesso a vários terminais marítimos em Portugal, nomeadamente em Sines e Leixões, e detém vários parques de armazenagem na Península Ibérica. A Empresa detém igualmente participações em empresas de logística em Portugal e beneficia do acesso a diversos oleodutos na Península Ibérica, com um total de 4,3 mil quilómetros.
O vasto sistema logístico da Galp está integrado com operações logísticas relevantes em Espanha, possibilitando a entrega de produtos de forma eficiente e permitindo uma elevada flexibilidade na distribuição e nas vendas.
Infraestruturas reguladas de distribuição (GGND)
A Galp, através da sua empresa associada Galp Gás Natural Distribuição (GGND), detém uma participação em nove distribuidoras de gás natural em Portugal.
Através da GGND, a Galp explora uma rede de distribuição com mais de 13.000 km. No final de 2020, a base de ativos regulados estava avaliada em cerca de 1,1 mil milhões de euros.
Em novembro de 2020, a Galp acordou em vender uma participação de 75,01% na GGND, onde detinha 77,5%, à Allianz Capital Partners. Após a conclusão da transação em 2021, a participação da Galp é de 2,4%.
Saiba mais sobre a GGND aqui.
CLC
Detemos uma participação de 65% na CLC, a empresa de logística portuguesa proprietária do único oleoduto multiproduto existente em Portugal. O oleoduto da CLC tem 147 km de comprimento e capacidade para transportar 4 mt de produtos petrolíferos de forma sequencial.
Outros
A Galp detém ainda uma participação de 75% na Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM), que explora o parque de depósitos de armazenagem da Madeira, e uma participação de 60% na Sigás, a unidade de armazenagem de gás propano em Sines.