Switch UP

O projeto Switch UP, dirigido ao Ensino Secundário (incluindo escolas profissionais), assenta no empreendedorismo social e na relação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o consumo sustentável de recursos. Promove a discussão de ideias, o trabalho em equipa, a criatividade e o espírito crítico.

O Projeto

Neste projeto os alunos e professores são desafiados a explorar temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e  a Transição Energética:

  • O consumo sustentável de recursos naturais e energia (ODS 7, 12 e 13), promovendo a proteção da vida marinha e terrestre (ODS 14 e 15);
  • Os diferentes tipos de energia, suas utilizações e desafios associados;
  • A importância da inovação e digitalização no contexto da mudança de paradigma energético;
  • A energia e a Mobilidade Sustentável.

Os alunos e professores organizam-se em clubes e identificam um problema que envolva a comunidade. Cada clube aceita o desafio de desenvolvimento de um protótipo, hipótese ou piloto da solução.

Aceita o desafio e vê o teu projeto tornar-se realidade!

O projeto Switch UP distingue as escolas, professores e alunos que, em conjunto, consigam desenvolver um projeto consistente e relevante para a comunidade.

Na edição 2018/2019, serão selecionados 10 projetos finalistas do Ensino Secundário para participarem num Energy Bootcamp, onde acontecerá a última fase do concurso: um pitch (apresentação) durante o qual os finalistas irão defender o seu projeto perante um júri que irá selecionar o vencedor, o segundo e terceiro lugares.

A escola vencedora receberá o financiamento para a implementação do seu projeto no valor máximo de 7.000 EUR (sete mil euros), para além de outros prémios.

Imprimir

Partilhar: