12/01/2021 | Institucional e informação financeira

Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp, renuncia e será sucedido por Andy Brown

Nos termos e para os efeitos previstos no Regulamento da CMVM n.º 5/2008 (republicado pelo Regulamento da CMVM n.º 7/2018), a Galp Energia, SGPS, S.A. (Galp) informa que o Senhor Eng.º Carlos Gomes da Silva apresentou hoje a sua renúncia aos cargos de Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da Galp e aos demais cargos de administração exercidos pelo mesmo em sociedades ou entidades participadas pela Galp.

A intenção de apresentação da referida renúncia foi oportunamente consensualizada entre o Senhor Eng.º Carlos Gomes da Silva e a Presidente do Conselho de Administração da Galp, Senhora D. Paula Amorim, assegurando as condições para uma transição estruturada e com plena normalidade de funcionamento dos órgãos de governo da Galp.

O Senhor Eng.º Carlos Gomes da Silva foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da Galp e Presidente da Comissão Executiva desde abril de 2015, órgão que integrou desde 2007, tendo igualmente desempenhado diversas funções enquanto administrador executivo, nomeadamente nas áreas de distribuição, trading, comercialização e marketing de produtos petrolíferos, gás natural e eletricidade, além de diversas áreas corporativas. O Senhor Eng.º Carlos Gomes da Silva desempenhou, assim, um papel transversal na história mais recente da sociedade, tendo, nessa qualidade, contribuído relevantemente para os resultados que, aos mais diversos níveis, foram sendo sucessivamente alcançados pela mesma na última década.

O Conselho de Administração da Galp agradece ao Senhor Eng.º Carlos Gomes da Silva os importantes serviços prestados à Galp ao longo de cerca de 14 anos no exercício de funções de gestão executiva, fazendo votos de continuados sucessos profissionais.

Para desempenhar as funções até aqui exercidas pelo Senhor Eng.º Carlos Gomes da Silva, o Conselho de Administração da Galp deliberou dever ser cooptado o Senhor Andy Brown, devendo essa cooptação tornar-se efetiva no dia 19 de fevereiro de 2021, sendo subsequentemente submetida a ratificação pelos Acionistas em próxima Assembleia Geral.

O Senhor Eng.º Carlos Gomes da Silva permanecerá em funções até ao referido dia 19 de fevereiro de 2021, colaborando com a Galp para que o processo de passagem de testemunho para o novo Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva decorra de forma qualificada.

Andy Brown é um gestor de topo com mais de 35 anos de experiência no sector da energia, reconhecido pelo seu perfil de liderança dinâmico, foco na performance, segurança, bem-estar e desenvolvimento de pessoas. Andy ocupou várias funções de gestão na Royal Dutch Shell, tendo sido membro da Comissão Executiva desde 2012, com funções de Diretor de Internacional Upstream e, desde 2016, como Diretor de Upstream. Após o seu percurso na Shell, de onde saiu em 2019, Andy assumiu funções de Vice-Presidente na SBM, Consultor Sênior na McKinsey and Co, Consultor na JMJ e Consultor na ZeroAvia, uma empresa start-up de hidrogénio / células de combustível para aviação.

Imprimir

Partilhar: