22/10/2019 | Outros

Atualização do Plano Estratégico da Galp: Novo ciclo de crescimento e reforço do perfil integrado de energia

A Galp apresenta hoje a sua atualização estratégica bem como os resultados do terceiro trimestre de 2019.


“A Galp encara o futuro com confiança. Estamos a preparar a Empresa para o seu próximo ciclo de crescimento onde faremos parte da transição energética, promovendo soluções que sejam económica e ambientalmente sustentáveis, e mantendo, como sempre, o compromisso de uma atuação socialmente responsável. Os projetos já em curso permitirão apostar num desenvolvimento seletivo do nosso portefólio, com foco no aumento do crescimento de longo-prazo e da sua resiliência, mantendo a disciplina financeira e o compromisso com o retorno acionista.” diz Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp.
 

Crescimento sustentável ao longo da cadeia de valor da energia 

A principal ambição da Galp passa por continuar a aumentar a resiliência do seu portefólio atual e futuro, através da contínua criação de valor, bem como do investimento em projetos que permitam retornos atrativos em diferentes cenários.

A Empresa prevê que mais de 40% do seu investimento de longo-prazo vise capturar oportunidades relacionadas com a transição energética. Estas incluem o aumento do peso do gás natural no seu mix de produção, bem como o desenvolvimento de um negócio competitivo de geração de eletricidade através de fontes renováveis. 

Os investimentos da Empresa no upstream permanecem focados no desenvolvimento de projetos de elevado potencial, com o breakeven médio do portefólio a manter-se em c.$25/bbl1. Adicionalmente, a Galp continuará a otimizar os seus custos e a aumentar as taxas de recuperação nos seus projetos.

No downstream, a Galp pretende otimizar e reforçar a sua base de ativos na refinação e comercialização, bem como explorar seletivamente novas oportunidades de valor acrescentado por forma a aumentar a competitividade do seu portefólio. 

1 NPV10 Brent breakeven

 

 

Os investimentos líquidos previstos situam-se em média entre €1,0 bn e €1,2 bn por ano até 2022, incluindo os resultantes do plano orgânico, bem como outros potenciais investimentos que originem necessidades de fundos adicionais, os quais visam o desenvolvimento de projetos relevantes que permitirão o crescimento nos próximos anos. 
 

Criação de valor aliada a sólida posição financeira

A Galp pretende continuar a suportar a sua atividade numa posição financeira robusta, e na gestão de portefólio quando necessário, por forma a colmatar as necessidades de investimento futuras. 

Todas as ações de alocação de capital deverão estar em linha com o nosso compromisso de mantermos um rácio de Dívida Líquida/Ebitda abaixo de 2x, bem como com o objetivo de atingir um ROACE de c.15% para o Grupo na próxima década. 

 

Aumento progressivo da remuneração acionista

Considerando o atual ciclo da Empresa, a Galp prevê um aumento anual de 10% no dividendo por ação ao longo dos próximos três anos (2019-21). 

Este aumento reitera a confiança da Galp no seu plano financeiro e o seu compromisso em balancear investimentos de elevada qualidade, focados na criação de valor no longo-prazo, com o crescimento da distribuição acionista. 

Imprimir

Partilhar: