Industrial e Midstream

A unidade Industrial inclui as atividades de refinação, logística e cogeração na Península Ibérica, bem como o projeto de transformação da refinaria de Sines através de hidrogénio verde e biocombustíveis. A unidade Midstream inclui as atividades de abastecimento, compra e venda, e expedição de petróleo bruto, produtos petrolíferos, biocombustíveis, gás natural, eletricidade e produtos ambientais, proporcionando maior valor ao longo da cadeia integrada de negócios da Galp.

Principais indicadores 2023

  • Matérias-primas processadas (em milhares de barris de petróleo equivalente)
    79 mboe Matérias-primas processadas (em milhares de barris de petróleo equivalente)
  • Produtos petrolíferos vendidos (em toneladas métricas)
    15 mton Produtos petrolíferos vendidos (em toneladas métricas)
  • Fornecimento e comércio de gás natural / GNL (em terawatt-hora)
    47 TWh Fornecimento e comércio de gás natural / GNL (em terawatt-hora)
  • Emissões operacionais de refinação (âmbitos 1 e 2) vs. 2017
    -37% Emissões operacionais de refinação (âmbitos 1 e 2) vs. 2017

Industrial

S

Segurança

A Galp ambiciona ser a empresa de energia mais segura do mundo, encarando a segurança como a sua "licença para operar". A unidade de negócio Industrial e Midstream é responsável por três áreas de risco: segurança pessoal, segurança dos processos e segurança dos transportes.

Em 2023, a Galp continuou a desenvolver uma cultura de segurança, com o envolvimento de líderes, colaboradores e contratantes. No campo da segurança dos transportes, implementou um roteiro para melhorar a gestão de risco nos contratos de transporte de combustíveis.

Saber mais sobre segurança na Galp
C

Sines: Capacidade de conversão

A refinaria de Sines é a única refinaria em funcionamento em Portugal e uma das maiores da Península Ibérica. Tem capacidade para destilar cerca de 226 mil barris por dia e processar uma ampla gama de crudes.

Em 2023, as matérias-primas processadas totalizaram 79 mboe. O processo tem início na unidade de destilação atmosférica, com a produção, entre outros produtos, de gasóleo. Os resíduos resultantes são depois processados em unidades de destilação a vácuo e separados. Em função das suas características, podem servir de matérias-primas às unidades de Fluyd Catalytic Cracking, Hydrocracking ou Visbreaker.

E

Sines: Economia local

Além da refinaria de Sines, a Galp explora parques de armazenamento e terminais marítimos na região. As atividades industriais da empresa em Sines são essenciais para a economia local e representam mais de 500 postos de trabalho diretos.

Os ativos industriais e logísticos da Galp na Península Ibérica localizam-se no Faial, Flores, Funchal, Lisboa, Matosinhos, Setúbal, Sines e Valência.

C

Sines: Cogeração

As atividades da Galp relacionadas com eletricidade são suportadas pela unidade de cogeração de 91 MW na refinaria de Sines. Ao combinar produção de calor e eletricidade, a unidade é altamente eficiente e um importante fornecedor de vapor para as operações da refinaria.

V

Sines: De refinaria cinzenta a hub de energia verde

A transformação da refinaria assenta na concentração de todas as atividades de refinação em Sines, na eficiência energética das operações e na substituição progressiva dos combustíveis fósseis por produtos renováveis, quer através da incorporação de hidrogénio verde, quer através do desenvolvimento de biocombustíveis baixos em carbono.

A ambição é, até 2030, reduzir para metade as emissões operacionais das atividades industriais (âmbitos 1 e 2) face a 2017.

R

Matosinhos: Reconversão da antiga refinaria

A Galp descontinuou as atividades de refinação em Matosinhos, concentrando-as em Sines. Com a Câmara Municipal de Matosinhos e a CCDR NORTE, a empresa está a estudar a reconversão da antiga refinaria num Innovation District, que poderá albergar um campus universitário.

Os trabalhos de desmantelamento e demolição da antiga refinaria começaram em 2023.

Saber mais sobre as linhas gerais e calendário da reconversão

Midstream

As atividades de Energy Management incluem o abastecimento, compra e venda (trading) e expedição de petróleo bruto, produtos petrolíferos, biocombustíveis, gás natural, eletricidade e produtos ambientais - quer a partir de capital próprio da Galp, quer a partir de terceiros.

Estas operações proporcionam maior valor ao longo da cadeia integrada de negócios da Galp, pois procuram aproveitar as oportunidades comerciais de forma proativa, maximizar a margem integrada e navegar as dinâmicas e volatilidades do mercado de energia.

 

Gás natural

A Galp é um dos principais importadores de gás natural (GN) em Portugal.

A empresa tem na Argélia e Nigéria os seus principais fornecedores de GN e gás natural liquefeito (GNL), respetivamente. A Galp tem vindo a diversificar o seu cabaz de aprovisionamento através de uma presença ativa no mercado brasileiro de GN, bem como através dos mercados grossistas português, espanhol e francês e de acordos celebrados com as americanas Venture Global LNG e NextDecade.

Em 2023, os volumes de GN e GNL chegaram aos 46,5 TWh e foram essencialmente canalizados para as necessidades da unidade de negócio Comercial da Galp, atividades de trading, produtores de eletricidade e autoconsumo em operações industriais.

 

Petróleo e produtos petrolíferos

O Energy Management é responsável pela venda da produção própria de petróleo bruto da Galp, totalmente concentrada no Brasil. Os 36,5 mil barris de petróleo vendidos em 2023 tiveram como principais destinos a China, a Europa e a América do Norte.

Esta divisão da empresa gere também a compra de petróleo bruto que, em 2023, teve como principais origens o Brasil e Nigéria. Contudo, a produção própria da Galp representou apenas 5% do petróleo bruto adquirido. Não houve importação de matérias-primas da Rússia.

Os produtos petrolíferos resultantes das atividades de refinação e trading são essencialmente canalizados para as necessidades da unidade de negócio Comercial da Galp, para outros operadores ou para exportação. Fuelóleo, gasolina e gasóleo foram os principais produtos exportados em 2023.

 

Eletricidade

A Galp está presente quer no mercado à vista, quer no mercado a prazo do Mercado Ibérico de Eletricidade. Desta forma, a empresa otimiza o aprovisionamento e a sua produção de energia renovável, assegurando as necessidades da unidade de negócio Comercial. Ainda neste âmbito, a Galp detém contratos de longo prazo para a compra de energia renovável de origem solar e acordo bilaterais para a compra de energia de cogeração.

Em 2022, a Galp estabeleceu uma unidade de trading de eletricidade no mercado brasileiro.